CNLB Nordeste 2 realiza assembleia geral com foco no profetismo do laicato na Igreja e na sociedade

O Conselho Nacional dos Leigos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNLB NE 2) realiza neste fim de semana, de 24 a 26, a 12ª Assembleia Geral Ordinária do Laicato. O encontro será no Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Jaime Vieira Rocha, em Natal (RN), e terá como tema “Deus nos fez profetas na Igreja e na sociedade” e lema “Não posso mais calar, sou profeta, sou cristão!”.

São esperados cerca de 60 leigos e leigas das províncias eclesiásticas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, que juntos deverão avaliar a caminhada do CNLB NE 2 no último ano e compor o plano de ação para o conselho em 2023. O bispo de Palmeira dos Índios (AL) e presidente da Comissão Regional para o Laicato na CNBB NE 2, dom Manoel de Oliveira Soares Filho, também estará presente.

O evento ainda tem como objetivo eleger os delegados e as delegadas que vão representar o regional na 41ª Assembleia do CNLB Nacional, agendada para junho, em Igarassu (PE).

A presidente do CNLB NE 2, Inêz Gama, explica que a assembleia é uma instância de participação efetiva do laicato no regional e um exemplo de “experiência sinodal”, que busca tornar cada vez mais sólida a missão dos leigos e das leigas na Igreja.

“Este ano, com foco no profetismo laical e no desafio de conhecer a realidade, vamos analisar a conjuntura nos campos social, político, econômico e eclesial, e também refletir e aprofundar a nossa vocação e espiritualidade”, afirma Inêz.

Programação

A 12ª Assembleia Geral Ordinária do Laicato do Regional Nordeste 2 começa nesta sexta-feira (24). Após a oração inicial e a composição da mesa de abertura o leigo da Diocese de Campina Grande (PB), professor José Lucas Galdino conduzirá a primeira palestra do evento. Serão aprofundados o tema, o lema e a iluminação bíblica escolhida para a edição deste ano que é “Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão” (LC 19,40).

No sábado (25) e no domingo (26), a Assembleia do CNLB NE 2 segue com momentos de espiritualidade, formações, trabalhos em grupo e atividade cultural. “Em nossa caminhada temos outros momentos em conjunto, mas para nós a assembleia é um espaço de fortalecimento da caminhada e de articulação dos leigos no regional”, destaca Inêz.

Confira a programação completa:

24/03/2023 – SEXTA- FEIRA

16:00Acolhida  e HospedagemHotelEq. Animação
17:30Translado–
18:30Credenciamento
18:40Jantar CulturalCentro Pastoral
19:30Oração InicialCentro PastoralNatal
20:00Composição da Mesa de AberturaCentro PastoralPresidência
20:30Mesa testemunhal, tema, lema e iluminação bíblica.Centro PastoralJosé Lucas / C.GRANDE-PB
21:30Translado Eq. Translado

25/03/2023 – SÁBADO

6:30CaféHotel