CNBB Nordeste 2 realiza Seminário de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade 2024

Berço da Campanha da Fraternidade (CF), o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) realiza, na terça (5) e quarta (6), o Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2024. O encontro será no Convento Carmelita de Camocim de São Félix (PE) e contará com a presença de representantes das dioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Assim como aconteceu no seminário nacional, no mês de setembro, em Brasília (DF), o evento da CNBB NE 2 terá, pela primeira vez, a presença de agentes da Pastoral da Comunicação. O objetivo é que os comunicadores contribuam ainda mais com a divulgação das ações da campanha, a partir de um plano estratégico alinhado à CF para dar visibilidade ao que acontece nas dioceses e arquidiocese que atuam.

Também participam do seminário membros da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora e o secretariado da CNBB NE 2.

Programação

O Seminário de Mobilização e Formação para a CF apresentará os principais pontos do Texto-Base campanha que completa 60 anos em 2024 refletindo o tema “Fraternidade e Amizade Social” iluminado pelo lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

De acordo com a Equipe de Campanhas da CNBB NE 2, serão três conferências sobre os métodos “Ver”, “Iluminar/Julgar” e “Agir”. A programação terá também trabalhos em grupos divididos por províncias eclesiásticas e momentos de espiritualidade, incluindo a celebração Santa Missa.

O Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2024 é custeado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB.

60 anos

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1964 por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a CF se tornou expressão de comunhão, conversão e partilha.

A Campanha tem como objetivos despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Como gesto concreto, a CF convida a todos os fiéis a participarem da Coleta da Solidariedade sempre no Domingos de Ramos. Os recursos são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade para o financiamento de projetos de evangelização e assistência social em todo o Brasil.

Acesse o site campanhas.cnbb.org.br e saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo