O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realizará o Seminário virtual de mobilização e formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021. O encontro, promovido pela Equipe Permanente de Campanhas, ocorrerá nos próximos dias 10 e 11, das 19h30 às 21h, por meio do canal da Diocese de Garanhuns (PE) no YouTube (www.youtube.com/pascomgus).
Em carta-convite enviada as 22 dioceses da CNBB NE2, o bispo de Garanhuns e presidente do Regional, dom Paulo Jackson Nóbrega, destaca que o evento é destinado aos arcebispos e bispos, coordenadores arquidiocesanos e diocesanos de campanhas, e a todos os sacerdotes. O epíscopo também estende o convite aos fiéis leigos engajados em suas comunidades.
“Os objetivos do nosso seminário virtual são: conhecer e aprofundar o tema da CFE 2021; articular a CFE nas dioceses e paróquias; e mobilizar as pastorais de cada diocese para trabalharem o referido tema”, explica dom Paulo Jackson, que também é o referencial para Campanhas da CNBB NE2.
A CFE 2021 tem como “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14). O objetivo geral da campanha é “através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.
Dentre os objetivos específicos da CFE 2021 estão “denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; “promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio”; e “fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa”.
Para adquirir o material da CFE 2021 como cartaz, texto-base e Via Sacra, acesse o site das Edições CNBB.
Histórico
A Campanha da Fraternidade Ecumênica tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom.
A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”.
Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
A reflexão da CFE 2016 surgiu a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico.