CNBB NE2 e Unicap celebram 10 anos de parceria na formação de padres

Um pedido do Papa Bento XVI, em 2009, aos bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) se tornou uma das principais estratégias para a formação de novos sacerdotes. Passada uma década, a Igreja local contabiliza os frutos e semeia projetos inéditos voltados para a qualificação acadêmica do clero de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

A sugestão do Pontífice, durante a visita ad limina dez anos atrás, era de que os bispos procurassem um centro universitário para acolher os seminaristas e lhes oferecer a formação em teologia e filosofia. O conselho mobilizou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e os então bispos das dioceses de Palmares, dom Genival Saraiva, e de Nazaré, dom Severino Batista de França.

“Procuramos algumas congregações para assumir ao menos o curso de teologia, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), da Congregação dos Jesuítas, no Recife, aceitou o desafio e fez a proposta de reformular a graduação e também a formação em filosofia, que já existiam para leigos, mas agora passariam a ser regidos pelas normas da Santa Sé”, conta dom Saburido.

Entre a formalização da parceria e o vestibular faltavam menos de 100 dias e os seminaristas precisaram correr contra o tempo e intensificar os estudos para se submeterem à seleção da universidade. “Foi o primeiro grande desafio que enfrentamos, mas tínhamos também a grande expectativa de estudar em centro universitário com cursos reconhecidos e acabou dando certo”, lembra o padre Charles Araújo, que na época concluía a fase do seminário propedêutico.

Vencida a etapa do processo seletivo, os seminaristas passaram a lidar com a nova realidade de estudar fora das dependências do seminário em um ambiente onde habitam estudantes das mais variadas áreas do conhecimento. Para padre Charles, hoje pároco de Nossa Senhora dos Prazeres, na cidade do Paulista (PE), a pluralidade da universidade ajudou a abrir os horizontes.

“Os primeiros meses foram difíceis em relação a rotina do próprio seminário, às vezes chegávamos às 21h e atrasava o jantar e demais atividades. O convívio com os outros alunos em pouco tempo se tornou algo natural. O balanço para mim é que essa parceria é algo louvável, pois contribui muito para a nossa vocação em todos os aspectos”, afirma padre Charles.

Padre Charles Araújo foi da primeira turma de seminaristas da Unicap (Foto: Renata Gabrielle)

A cooperação entre a CNBB NE2 e a Unicap atende atualmente seminaristas das dioceses pernambucanas de Afogados da Ingazeira, Nazaré, Pesqueira e Petrolina, além da Arquidiocese de Olinda e Recife e da Arquidiocese da Paraíba. Com o reconhecimento da qualidade da formação, outras dioceses do Brasil como Floriano (PI) e de outros países como a de Mindelo, em Cabo Verde, também mantêm estudantes na instituição universitária.

“Não tenho dúvidas de que o nível da formação melhorou muito depois que os seminaristas passaram a estudar na universidade. Estar nesse ambiente ajuda a amadurecer e contribui para o processo de discernimento da própria vocação. Com certeza hoje temos padres muito bem preparados”, afirma dom Saburido.

Ainda estudam na universidade, graças ao acordo com o Regional, membros das ordens religiosas dos franciscanos, carmelitas e capuchinhos, além de integrantes de comunidade de vida e das congregações do Sagrado Coração de Jesus, Salesianos, Redentoristas e irmãs da Glória. Em 2020, os passionistas também terão aulas na Unicap, elevando para cerca de 300 o número de alunos matriculados.

Seminaristas podem cursar as graduações em teologia e filosofia na Unicap (Foto: Divulgação)

Universidade Gregoriana

As graduações também têm o reconhecimento da Pontifícia Universidade Gregoriana. Os formados em teologia e filosofia, que incluírem em seus estudos as disciplinas de línguas antigas como latim e grego, podem requerer o diploma da instituição romana e conquistar a dupla certificação.

De acordo com o diácono e coordenador do curso de teologia da Unicap, Sérgio Douets, a afiliação a Universidade Gregoriana é avaliada anualmente com a visita de um delegado da instituição que examina a proposta pedagógica, os seminários, e entrevista professores e estudantes. Além disso, há reuniões periódicas com reitores, superiores de ordens e congregações e com os bispos.

“O trabalho vem sendo feito de acordo com as perspectivas da Santa Sé, principalmente expressas no último documento do Papa Francisco que cita a formação sacerdotal e ele coloca quatro eixos: espiritualidade, diálogo, interdisciplinaridade e teologia em rede. É assim que conduzimos a missão”, diz Douets.

O campus da Unicap fica localizado na área central do Recife (Foto: Divulgação)

Mestrado em Direito Canônico

A CNBB NE2 solicitou à Pontifícia Universidade Gregoriana a implantação do mestrado em Direito Canônico na Unicap. A pós-graduação, atualmente oferecida apenas no Rio de Janeiro, poderá ser a primeira da área no Norte/Nordeste.

A instituição romana analisou e aprovou no fim deste ano a proposta do Regional, incluindo o projeto pedagógico da qualificação. Com o aval positivo a essa etapa, a Universidade Gregoriana anunciou o envio de avaliadores para uma visita à Unicap que deverá ocorrer no segundo semestre de 2020.

“Não há garantia nenhuma, mas a visita indica que o processo está caminhando bem e tem boas chances de ser efetivado. O mestrado em Direito Canônico é uma demanda do Regional vivida com muita expectativa pelos bispos”, explica Douets.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo