CNBB NE2 acolhe encontro nacional da Pastoral da Saúde neste fim de semana

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) acolhe, a partir desta sexta-feira (3), o Encontro de Formação Motivacional e Articulação de Coordenadores Arquidiocesanos e Diocesanos da Pastoral da Saúde. O evento nacional acontece até domingo (5) no Centro de Treinamento São João XXIII, em Palmares, zona da mata sul de Pernambuco.

Inspirado pelo tema da Campanha da Fraternidade 2023, “Fraternidade e Fome”, o Encontro da Pastoral da Saúde vai proporcionar aos agentes duas oficinas ligadas à segurança alimentar. A primeira será ministrada por um engenheiro agrônomo e vai tratar sobre o cultivo horizontal e vertical de hortaliças.

Em parceria com o Serviço Social do Comercio (Sesc), os coordenadores da Pastoral da Saúde também receberão um treinamento do projeto Mesa Brasil sobre alimentação saudável e conservação de alimentos.

A programação do Encontro de Formação Motivacional e Articulação de Coordenadores Arquidiocesanos e Diocesanos da Pastoral da Saúde prevê ainda palestras sobre como fazer visita aos enfermos, os limites legais e o direito à saúde, a gestão pastoral e a metodologia de planejamento. Além disso, haverá a celebração da Santa Missa.

Nova coordenação

Padre Gilberto Luna, novo coordenador da Pastoral da Saúde do NE2 | Foto: Pascom Palmares (PE)

No sábado (4), durante o Encontro de Formação Motivacional e Articulação de Coordenadores Arquidiocesanos e Diocesanos da Pastoral da Saúde, o padre Gilberto Luna de Moura, da Diocese de Palmares, será empossado como coordenador da Pastoral da Saúde da CNBB Nordeste 2.

O sacerdote tem 57 anos e é bacharel em Sagrada Teologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, e possui licenciatura em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (SC). Padre Gilberto também é psicólogo formado pela Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), do Recife, desde 2015.

O futuro coordenador da Pastoral da Saúde da CNBB NE2 já atuou como missionário na Costa do Marfim e como vigário e administrador paroquial no Amapá e em igrejas da Diocese de Palmares. Também já foi juiz e perito do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), juiz auditor na Câmara Processual de instrução de Palmares. Além de coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo também de Palmares.

Atualmente, padre Gilberto é Conselheiro Espiritual das Equipes de nossa Senhora Casais e Jovens, e coordena a Pastoral da Saúde na Diocese de Palmares.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo