CNBB NE 2 promoveu 5º Fórum de Liturgia para Seminaristas

A Comissão Regional para a Liturgia promoveu, no último fim de semana, entre os dias 2 e 4, a quinta edição do Fórum de Liturgia para Seminarista, na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife. Com o tema “A mistagogia do rito de ordenação”, os futuros sacerdotes discutiram a origem, a riqueza e o objetivo da celebração desse sacramento.

O encontro foi assessorado pelo monge beneditino e doutor em liturgia, dom Jerônimo Pereira. Também participaram do fórum o bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e referencial da Comissão Regional de Pastoral para a Liturgia, dom Francisco de Sales, e o bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) e referencial da Comissão Regional de Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, dom Egídio Bisol.

“Trabalhamos os elementos conceituais, históricos, antropológicos e teológicos para então entender as etapas verbais e não verbais do rito. Nós perdemos a sensibilidade para os processos de iniciação, é um mal do nosso tempo, mas é preciso recuperar o rito de iniciação da Ordem, assim estaremos recuperando nossa identidade e nos tornando capazes de dialogar com o outro”, afirmou dom Jerônimo.

O seminarista da Diocese de Caruaru (PE), Fábio Silva, 26 anos, destacou que o Fórum de Liturgia para Seminaristas é uma iniciativa que ajuda a “alargar os horizontes e a refletir novas realidades”. Essa foi a segunda vez que o aluno do 4º ano de teologia e, portanto, prestes a receber o Sacramento da Ordem no grau do diaconato, participou do evento.

“Não só do ponto de vista acadêmico esse fórum é importante, mas também da perspectiva da espiritualidade e do modo como nós interpretamos nossa atuação pastoral, nosso serviço, e o ministério que vamos abraçar, que não é um cargo ou um título, mas acima de tudo um serviço”, disse.

O articulador da Comissão Regional de Pastoral para a Liturgia, padre Renan Silva, avaliou como positiva a realização do fórum deste ano, pois segundo ele, “falar de liturgia é falar da vida da Igreja” e essa proposta da comissão atende às necessidades do Regional.

“Com esse encontro podemos dar um subsídio melhor tanto para a preparação da celebração de ordenação, quanto para a própria vivência do candidato nas ordens sacras”, declarou o sacerdote.

Os participantes deste ano receberam o livro “O Sacramento da Ordem” escrito pelo padre jesuíta, Enrico Cattaneo. A obra descreve os ritos atuais, dedica-se ao estudo analítico das orações de ordenação, do modo como figuram no Pontifical Romano, reúne as fontes bíblicas do sacramento e as fontes litúrgicas fundamentais extraídas da Tradição Apostólica

Além disso, com os resultados das conferências e dos grupos de discussão realizados durante o fórum, a Comissão Regional de Pastoral para a Liturgia pretende compor uma síntese, que ficará disponível aos seminaristas da CNBB Nordeste 2.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo