Clero conclui retiro quaresmal com celebração eucarística em Triunfo

A primeira turma do clero da Arquidiocese de Olinda e Recife concluiu o retiro anual de quaresma nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, após três dias de recolhimento no hotel do Sesc do município de Triunfo, no sertão de Pernambuco, a 450 quilômetros de distância da capital Recife.

Ao todo, 67 padres participaram do retiro, junto com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na programação foram incluídos momentos de meditação da Palavra, orações, adoração ao Santíssimo, pregações, celebrações eucarísticas e penitenciais. O arcebispo informou que é obrigação do clero fazer, ao menos, um retiro por ano, mas que “é salutar estar disponível para outros, visto que é uma oportunidade para renovar o corpo e a alma”. Para dom Fernando, “Recolher-se no silêncio da oração e refletir sobre temas que nos enriqueçam como pastores é uma verdadeira graça de Deus”, comentou.

O pregador convidado foi o bispo de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz, que desenvolveu o tema “Desfazendo a armadura para ressuscitarmos”, baseado no livro “O cavaleiro preso em sua armadura”, do autor Roberto Fisher. “Quis dividir com os presbíteros a ideia de que precisamos nos desfazer de certas armaduras velhas e enferrujadas que, com a função primeira de nos proteger, não permitem que nos aproximemos inteiramente de Deus e dos irmãos”, explicou dom Antônio Carlos.

Uma concelebração eucarística presidida por dom Fernando encerrou o retiro do clero de Olinda e Recife. Na homilia, o arcebispo fez um pedido aos presbíteros: que, com humildade e ternura, se despissem das armaduras enferrujadas para uma atitude pastoral verdadeira e coerente com o Evangelho. Ao final da celebração, o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre João Carlos Magalhães, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do Ipsep, falou em nome do clero e agradeceu a generosidade da colaboração de dom Antônio Carlos Cruz com suas pregações no retiro. “Que saibamos fazer bom uso de suas palavras”, disse.

Esta foi a primeira turma do clero da Arquidiocese a fazer o retiro. Nas próximas semanas, outros 60 padres e 40 diáconos participarão da segunda e terceira turmas.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo