Carmelitas adaptam festa e dão início às homenagens à Nossa Senhora do Carmo em PE

Co-padroeira do Recife e rainha não só da capital, mas de todo o Estado de Pernambuco, Nossa Senhora do Carmo começa a receber homenagens a partir desta segunda (6). Com o tema “Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos” e lema “Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!”, a 324ª edição da festa será um grande período de intercessão, sobretudo, pelo fim da pandemia do novo coronavírus.

A missa solene de abertura foi presidida, às 10h, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2, dom Limacêdo Antônio da Silva. Após a celebração, foi realizado o hasteamento da bandeira em frente à basílica dedicada à Nossa Senhora do Carmo, no centro comercial do Recife.

Ainda nesta segunda, haverá duas missas ao meio-dia e às 15h, e às 19h será rezada a primeira noite do novenário. Até 15 de julho, serão realizadas celebrações eucarísticas às 7h, 10h, 12h e 15h. O novenário e as vésperas solenes ocorrerão sempre às 19h. Ao todo, serão 55 cerimônias religiosas em honra à Flor do Carmelo.

Todas as atividades religiosas podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, ampliando o alcance de devotos. A Festa do Carmo é famosa por atrair multidões de fiéis durante os 11 dias de celebrações, mas este ano devido à Covid-19 o acesso ao templo está restrito a 120 pessoas por solenidade, ou seja, 30% da capacidade do local como determina a Arquidiocese de Olinda e Recife.

Para participação das missas será respeitada a ordem de chegada. Já para os que desejam estar presentes no novenário e nas vésperas solenes será preciso fazer o agendamento por meio de WhatsApp.

Além da limitação em relação a lotação da igreja, os frades carmelitas intensificaram a higienização dos bancos e pisos, estão oferecendo álcool gel e definiram portas de entrada e de saída. Aos devotos são exigidos o uso obrigatório de máscaras e a prática do distanciamento social.

A principal mudança será em relação à procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhor do Carmo, que pela primeira vez e mais de três séculos de devoção não percorrerá as principais vias do centro do Recife. No dia 16, data dedicada à Virgem do Carmelo, a imagem será instalada em um altar especial em cima da porta principal da basílica.

A missa de encerramento será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 10h. No mesmo dia, ainda haverá missas às 5h, 8h, 13h e 16h.

Lives musicais

A Festa do Carmo também é muito conhecida por oferecer em sua programação grandes shows com artistas da cultura local e da música religiosa, no pátio em frente à basílica. Nesta edição dos festejos as apresentações foram mantidas, porém, serão realizadas com transmissões ao vivo pelas redes sociais.

Haverá shows de Dudu do Acordeon, Irah Caldeira e Padre Damião Silva, respectivamente nos dias 13, 14 e 15. As lives começarão sempre às 21h.

Toda a programação vai ser transmitida pelos endereços www.youtube.com/user/freivicenteoc, www.facebook.com/tvcarmelo, www.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo. Outras informações pelo site www.basilicadocarmorecife.org.

Foto de capa: Fernando Ribeiro / Simone Oliveira – Assessoria de Comunicação

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo