Cáritas Nordeste 2 entrega 120 novos Quintais Ecoprodutivos a famílias de Pernambuco

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – organismo vinculado à CNBB NE 2 – celebrou a entrega de mais 120 Quintais Ecoprodutivos, em Pernambuco. A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido em parceria com o Complexo Industrial Portuário de Suape desde outubro de 2021, que visa fomentar a agricultura em pequenas propriedades, aliando sustentabilidade ambiental e segurança alimentar em sete cidades do estado.

Em cerimônia realizada na sede da cúria da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), na capital pernambucana, na última quinta-feira (16), as novas famílias contempladas receberam o termo que formaliza a entrega dos Quintais Ecoprodutivos. Participaram da solenidade o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido; a secretária executiva da Cáritas NE 2, Neilda Pereira; e o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

As famílias beneficiadas passaram por um processo de diagnóstico para definir a ecotecnologia mais adequada para cada casa, que pode ser horta orgânica, galinheiro móvel, forno ecológico ou cisterna. Os contemplados pelo projeto também foram qualificados por meio de oficinas de agroecologia realizadas por agentes da Cáritas NE 2. O resultado tem sido a produção de alimentos orgânicos para consumo próprio e para comercialização.

Durante o evento de entrega dos novos Quintais Ecoprodutivos, famílias atendidas nas primeiras etapas do projeto realizaram uma feira com o que produzem do próprio quintal. Foram vendidos itens como macaxeira, mel, ovo, banana, côco, bolo, entre outros alimentos.

De acordo com a Cáritas NE 2, o projeto Quintas Ecoprodutivos terá uma nova fase de entrega no próximo mês de maio. Na ocasião serão contempladas mais 80 famílias, atingindo a meta da iniciativa que é de atender 300 famílias, beneficiando diretamente 3.200 pessoas.

“É uma ação de sustentabilidade que dá segurança alimentar às famílias. Por isso, pretendemos levar essa modelo de agricultura familiar adiante, por meio da captação de novos parceiros”, afirmou a secretária executiva da Cáritas NE 2, Neilda Pereira.

Laboratórios

Além dos Quintais Ecoprodutivos, a parceria entre a Cáritas NE 2 e Suape prevê a modernização dos cinco laboratórios de ecotecnologias em funcionamento em comunidades do município do Cabo de Santo Agostinho (PE) desde 2020. Nesses locais, as famílias aprendem a cultivar diversos alimentos e a comercializar produtos derivados de sua produção.

Com a intervenção, os laboratórios vão ser beneficiados com a instalação de sistemas de irrigação eficientes e com a geração de energia fotovoltaica.

Com informações e fotos da Ascom Suape

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo