Cáritas NE2 beneficia 2.400 famílias com ações de combate à insegurança alimentar

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 – organismo vinculado à Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2 – beneficiou cerca de 2.400 famílias com ações de combate à insegurança alimentar. As iniciativas contemplaram moradores dos quatro estados que compõe o território: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Como parte da terceira etapa da “Ação Emergencial É tempo de Cuidar”, a Cáritas Nordeste 2 entregou 900 tickets alimentação no valor de R$ 200 cada. Os cartões foram divididos entre as 18 entidades parceiras da Rede Cáritas nos meses de abril e maio.

Além de entregar os tickets, que permitiu a compra de alimentos, mas também de materiais de higiene pessoal e limpeza, o organismo da CNBB NE2 realizou um diagnóstico junto às famílias beneficiadas.

“De um modo geral, pudemos observar uma baixa percepção da real situação de vulnerabilidade em que se encontra a comunidade. Por outro lado, encontramos pessoas determinadas a mudar a realidade, buscando garantir os seus direitos básicos, promovendo o protagonismo e assegurando a melhoria da qualidade de vida a partir do seu bairro”, afirmou o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Maceió (AL), James Nogueira.

Neste mês, em parceria com a Fundação do Banco do Brasil, a Cáritas Brasileira NE2 realizou a distribuição de 1.500 cestas de alimentos em Pernambuco. Os kits foram compostos por itens provenientes da agricultura familiar e contemplaram famílias residentes nos territórios da Arquidiocese de Olinda e Recife e das dioceses de Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Nazaré.

As doações foram coordenadas pelas dioceses que organizaram as entregas em comunidades periféricas e da zona rural. As famílias beneficiadas foram previamente selecionadas e cadastradas de acordo com a situação de vulnerabilidade socioeconômica em que se encontram.

Com informações e fotos da Cáritas Nordeste 2

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo