Cáritas implanta cisternas e sistemas de bioáguas em escolas rurais de Pernambuco

A Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE) deu início à nova etapa do projeto “Águas para Educar”, que tem o objetivo de levar água mineral para as escolas. Nesta edição, serão beneficiadas duas escolas públicas nas cidades de Venturosa e Belo Jardim, ambas no agreste de Pernambuco. A iniciativa beneficiará diretamente 350 pessoas.

Nessas localidades, serão implantadas cisternas para a captação de água das chuvas com capacidade para armazenar até 52 mil litros, bem como a construção de sistemas de reuso das águas cinzas, conhecido como bioágua, que reutiliza águas descartadas pelas pias e lavatórios, para produção de hortas e pomares. Os vegetais serão utilizados como complemento alimentar na merenda das escolas.

A ação da Cáritas Diocesana de Pesqueira é fruto da parceria com a Fundação Avina e a Água AMA (água mineral produzida pela Ambev). A iniciativa já atendeu dez escolas, entre elas urbanas, quilombolas, indígenas e rurais nas cidades pernambucanas de Pesqueira, Sertânia, Tupanatinga, Buíque, Sanharó e Poção.

“Com o retorno das atividades, adotamos medidas de segurança e estamos executando mais uma edição do projeto. Com a chegada da pandemia, o acesso à água é um elemento imprescindível para garantir a higienização correta para o combate da proliferação do vírus”, afirmou a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana.

O projeto também trabalha na parte de mobilização e capacitação da comunidade escolar, para que eles possam garantir a sustentabilidade do projeto após a conclusão da implantação. As duas escolas estão na fase das construções das tecnologias e mobilização para iniciar o processo de formação, que será virtual. Serão ofertados os cursos sobre Gerenciamento dos Recursos Hídricos (GRH); Uso e manutenção do bioágua; e Manejo da horticultura e montagem da horta.

Com informações do G1 Caruaru e Região
Fotos: Cáritas Diocesana de Pesqueira/Divulgação

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo