Campanha propõe dar visibilidade aos trabalhadores do turismo

Durante este período de férias, a Pastoral do Turismo da Igreja no Brasil estará promovendo, nas redes sociais, uma campanha para chamar a atenção dos turistas a enxergar de forma humanizada as pessoas que trabalharão para o seu bem estar. A iniciativa busca valorizar os profissionais de diferentes serviços como transporte, restaurantes, hotelaria e limpeza, que atuam nas cidades e pontos turísticos.

A frase “Nos seus passeios de férias, enxergue quem é feito invisível”, usada nas peças de comunicação, convida a essa nova postura em relação aos trabalhadores e trabalhadoras do setor. Segundo o arcebispo de Santarém (PA), referencial da Pastoral do Turismo, dom Irineu Roman, trata-se de uma iniciativa muito importante porque dará visibilidade às pessoas que atuam no turismo.

Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) evidencia benefícios do setor para a economia e a geração de empregos no Brasil. Segundo a pesquisa, elaborada pela consultoria britânica Oxford Economics, a contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018 (os dados de 2019 ainda não foram divulgados), totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%). Em relação ao volume de postos de trabalho, o mercado ocupou 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas no país.

De acordo com o padre Manoel de Oliveira Filho, da coordenação Nacional da Pastoral do Turismo, essa é mais uma medida da pastoral que tem, como ação de Igreja e ação de Evangelização, a meta de humanizar as relações, as práticas e as vivências. “Precisamos humanizar também as nossas férias e isso significa trazer as pessoas todas para o centro. Não as tornar objeto. As pessoas não podem ser vistas como produtos de consumo, mas filhas de Deus”, disse.

Com informações da CNBB

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