Bispos do Nordeste 2 acolhem dom José Vicente: “Percorramos juntos esse caminho de comunhão em espírito colegial e sinodal”

O bispo da Diocese de Cajazeiras e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, externou a alegria de todo o Regional em receber dom José Vicente Pinto de Andrade da Silva, novo pastor da Diocese de Salgueiro (PE), empossado no último sábado (1º). Na mensagem, a conferência episcopal destacou o compromisso de seguir caminhando juntos, fazendo jus ao espírito de comunhão e colegialidade que move a entidade.

Nomeado em março pelo Papa Francisco, dom José Vicente esteve com os bispos da CNBB Nordeste 2, no mês seguinte, na 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). Na ocasião, o bispo de Salgueiro foi escolhido para presidir a Comissão Regional para a Vida e a Família, integrando, portanto, a Conselho Episcopal Pastoral (CEP). “O senhor esteve conosco e já experimentou um pouco de nossa fraternidade episcopal”, disse dom Francisco de Sales.

Dom Francisco de Sales, presidente da CNBB NE 2

O presidente da CNBB Nordeste 2, em uma breve descrição do Regional, sublinhou que o território eclesiástico é formado pelos estados de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, onde estão distribuídas 17 dioceses e quatro arquidioceses.

“Convém lhe dizer, querido irmão, que nós somos diversos e singulares, porém há entre nós um vínculo bonito de caridade que nos une e que se manifesta na solidariedade, na partilha de nossas alegrias, dores e esperanças, no esforço corresponsável de oferecermos às nossas igrejas particulares balizas e diretrizes comuns para a ação pastoral”, afirmou dom Francisco de Sales.

Encerrando a mensagem de acolhida, o presidente lembrou o trabalho incansável e fecundo dos pastores e dos rebanhos para continuar o legado de “grandes irmãos nossos que versaram suor, sangue, desejos para construir essa Igreja bonita do nosso Regional”. Para dom Francisco de Sales, dom José Vicente contribuirá muito com “sua experiência de vida no serviço à Igreja de Crato (CE) e sua solicitude pastoral”.

“Percorramos, portanto, juntos esse caminho de comunhão em espírito colegial e sinodal, solidários uns com os outros, fraternos, ajudando-nos mutuamente, corrigindo-nos quando necessário, tendo como fim último o bem comum de nossas igrejas particulares e a glória do Senhor a quem servimos. Que Deus o abençoe em sua missão junto a essa porção do seu povo santo, a mais jovem das dioceses do nosso Regional, certamente, também fecunda em grandes desejos e aqui o senhor encontrará nesta, que também é minha diocese, um terreno fértil para desabrochar o dom do seu ministério episcopal”, finalizou.

Fotos: Habemus Foto

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo