Berço do Terço dos Homens, santuário em Olinda (PE) recebe primeira romaria regional do movimento

O Movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) realiza, no próximo domingo (12), a 1ª Romaria do Regional Nordeste 2 com momentos de espiritualidade, formação e ação concreta de solidariedade. O evento pretende reunir cerca de 3.000 fiéis católicos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt – Tabor da Nova Evangelização, em Olinda (PE).

No templo, que é o primeiro do Nordeste dedicado à Mãe Rainha e berço do Movimento do Terço dos Homens no mundo, a programação começa às 6h30 com a acolhida dos romeiros. Durante toda a manhã haverá missa, procissão, recitação do Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento e palestra. Esta edição de estreia da romaria terá como tema “Espiritualidade Mãe Rainha para o Terço dos Homens” e lema “Mãe, o santuário tua e nossa casa”.

Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt – Tabor da Nova Evangelização, em Olinda (PE) | Foto: THMR/Divulgação

De acordo com o coordenador da CNBB Nordeste 2 para o Terço dos Homens Mãe Rainha, Suamy Borba, a romaria será um grande momento de fraternidade e partilha entre os membros dos grupos das 18 dioceses e quatro arquidioceses do Regional. A escolha do santuário em Olinda se deve ao pioneirismo e também, segundo ele, por “ser a fonte inspiradora e de bênçãos” para os homens do movimento.

“A esperança é que agora, anualmente, a gente possa fazer a Romaria do Regional Nordeste 2 reunindo homens dos quatro estados para esse encontro no santuário”, afirmou Borba.

Na dinâmica do movimento, que promove encontros semanais para a oração comunitária, a recitação das três primeiras Ave-Marias do terço faz referência as bênçãos especiais do Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt – Tabor da Nova Evangelização, em Olinda. Segundo Borba, é nesse tripé místico que está sustentado o objetivo maior da romaria.

“Primeiro é o acolhimento espiritual, depois a transformação interior e, por fim, o envio apostólico. O principal objetivo da romaria, portanto, é fazer com que todos os homens voltem com suas imagens dos grupos, pelo menos uma vez por ano ao santuário, para renovação dessas bênçãos especiais e assim sejam reenviados em missão para suas comunidades”, explicou Borba.

Gesto concreto alinhado à CF

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como mote “Fraternidade e Fome”, a organização da 1ª Romaria do Regional do Terço dos Homens solicita aos participantes a doação de alimentos não perecíveis. Também serão aceitas, como gesto concreto de solidariedade, doações de materiais de limpeza e itens de higiene pessoal.

Segundo Borba, todos os donativos serão destinados para as obras sociais do Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt – Tabor da Nova Evangelização, que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social da região.

O Movimento do Terço dos Homens nasceu no Regional NE 2 da CNBB na década de 1990 | Foto: Santuário Mãe Rainha Olinda e Recife/Divulgação

O Terço dos Homens

O Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) é uma iniciativa ligada ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, cujo objetivo é reunir homens para rezar o terço pela santificação da família, evangelizando-os e servindo à Igreja local, em comunhão com os demais serviços e pastorais da paróquia.

Nos anos de 1990, um pequeno grupo de homens rezava mensalmente o terço na rua enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina, na cidade de Maceió (AL). Essa experiência foi levada ao município de Jaboatão dos Guararapes (PE), Região Metropolitana do Recife, por uma missionária da Mãe Peregrina, em 1997.

Mais tarde, o padre José Pontes levou a experiência ao Santuário da Mãe Rainha, em Olinda. Assim o Terço começou a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do santuário e na força do carisma do Movimento de Schoenstatt. Por isso, templo pernambucano é reconhecido como o “Santuário Berço do Terço dos Homens”.

Foto de capa: Terço dos Homens Mãe Rainha

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo