Arquidioceses da CNBB NE2 mantêm decretos e celebrações permanecem a portas fechadas

Arquidioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional do Brasil (CNBB NE2), em consonância com a presidência nacional da entidade e com o que preconizam cientistas e autoridades sanitárias, anunciaram a manutenção dos decretos que proíbem celebrações e outras atividades capazes de aglomerar pessoas.

Após a CNBB Nacional reforçar a recomendação ao episcopado brasileiro de manter o distanciamento social e, portanto, deixar os templos abertos apenas para momentos de oração pessoal dos fiéis e com as devidas precauções de higiene, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, divulgou um vídeo à igreja pernambucana.

“Nossas celebrações continuarão sem participação [presencial] do público a ser transmitidas pelo facebook. Fazemos isso por respeito à vida. Pedimos a Deus que tudo isso passe o mais rápido possível”, disse dom Saburido. “Não podemos improvisar nada, precisamos agir com segurança”, completou.

Além do facebook, os fiéis da arquidiocese pernambucana podem acompanhar as missas pela Rádio Olinda AM 1030.

Evitar sobrepor as questões econômicas à vida também foi o tom da mensagem do arcebispo da Arquidiocese de Maceió, dom Antônio Muniz. Em nota, o religioso reforçou que “sacrifícios são necessários” e é preciso “cuidar da vida”.

“Precisamos dar atenção à vida que está em jogo e não a interesses econômicos de religiosos que estão preocupadas simplesmente com a coleta do dízimo. Precisamos estar atentos a esses interesses que se propagam no meio de nós e que têm apoio de autoridades”, declarou dom Muniz.

Os católicos da capital alagoana podem assistir diariamente às 17h a Santa Missa por meio das redes sociais da arquidiocese. Paróquias e movimentos locais também estão com uma programação ampla no meio virtual.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo