Na manhã deste sábado, 11/08, a capela de Nossa Senhora da Conceição, anexa à Rádio Olinda, sediou uma oficina para agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de todos os vicariatos da Arquidiocese. A formação foi promovida pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral para a Comunicação, buscando habilitar os agentes da Pascom a ser tornarem correspondentes da Rádio Olinda, adequando as notícias das paróquias no formato e linguagem radiojornalísticos. O encontro aconteceu para promover a unidade das ações evangelizadoras da Igreja no território da Arquidiocese, utilizando o potencial das Pascom’s paroquiais para anunciar o Reino de Deus, conforme destacou o padre Luciano Brito, em sua saudação inicial aos participantes da formação. “Podemos fazer frutificar em qualidade e agilidade os serviços, celebrações e atividades de cada paróquia se trabalharmos em conjunto com o poder evangelizador da Rádio Olinda”, lembrou o diretor executivo da emissora da Arquidiocese e presidente da CAP para a Comunicação.
A formação teve início com a leitura do Evangelho do dia e orações. Em seguida, os organizadores passaram alguns avisos importantes, como a organização de uma caravana da Pascom da Arquidiocese para participar do Muticom de Caruaru, em outubro. Empregando a linguagem figurada, a coordenadora da Rádio Olinda, irmã Elide Fogolari, destacou que a emissora é a maior “catedral” que a arquidiocese de Olinda e Recife possui, em termos de audiência por minuto: estima-se que cerca de 20 mil ouvintes escutam a emissora por minuto. No encontro também houve espaço para homenagens e reconhecimento. O criador da webradio Coração de Mãe, o radialista Alexandre Batista, da paróquia Nossa Senhora do Rosário (Boa Viagem), levou para os agentes de Pascom verem de perto o troféu dom Luciano Mendes de Almeida, obtido no prêmio de Comunicação da CNBB 2018, vencedor da categoria “Portal, site e blog”. A premiação conquistada serviu de inspiração para muitos dos agentes.
Ivanildo Silva, jornalista e coordenador de programação da Rádio Olinda foi o responsável pelo treinamento que contou com 60 agentes inscritos. Os agentes da Pascom receberam orientações e dicas teóricas sobre as informações essenciais para formatar o texto radiojornalístico e também contaram com momentos de colocar em prática os conteúdos aprendidos. Na segunda parte da oficina, os grupos entraram no estúdio da Rádio Olinda para gravar notícias cujo conjunto gerou um boletim que conferiu um colorido especial ao trabalho em equipe. Para concluir o treinamento, Ivanildo Silva apresentou para todos os agentes presentes um programa radiofônico completo, utilizando o material produzido (as notícias gravadas pelos agentes de Pascom). Quando Ivanildo Silva anunciou aos participantes da oficina que o programa com os conteúdos gerados pelos novos correspondentes da Rádio Olinda vai ao ar na programação da emissora, a atmosfera de contentamento não poderia ser maior. Ivanildo reforçou junto aos agentes a importância de todos se tornarem colaboradores regulares da Rádio Olinda, enviando conteúdos em áudios e textos.
Ainda em clima de comemoração devido ao retorno da Rádio Olinda às transmissões pela faixa AM, tanto Ivanildo Silva como Istivy Cordeiro, coordenador do Clube dos Ouvintes, sensibilizaram os agentes da Pascom sobre a responsabilidade que cada um tem em assumir o compromisso de ser correspondente da emissora nas paróquias. Foi explicado aos agentes que as doações ao Clube dos Ouvintes ajudam a manter a viabilidade financeira da Rádio Olinda. Em virtude desta situação, os agentes da Pascom foram convidados a divulgar o Clube dos Ouvintes e a trazer novos sócios para a iniciativa de evangelização pelas ondas do rádio. Está programada para este segundo semestre nova formação direcionada aos agentes da Pascom, em data a ser convenientemente divulgada.
(Pascom Arquidiocese)