Arquidiocese inaugura Fazenda da Esperança de Jaboatão no dia 1º de março

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participa nesta quinta-feira, 1º de março, às 9h, do ato público de inauguração da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, no distrito de Muribequinha, município de Jaboatão dos Guararapes. No domingo seguinte, 4 de março, o arcebispo preside celebração eucarística na Fazenda às 11h, oportunidade para os fiéis viverem a espiritualidade da Fazenda da Esperança por meio das experiências dos jovens.

A finalidade da Fazenda da Esperança é acolher dependentes químicos e promover sua recuperação através do trabalho, da evangelização e da partilha. Será a primeira unidade da Fazenda da Esperança da região metropolitana do Recife e dentro do âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife.  Em Pernambuco, existem outras unidades: duas em Garanhuns (Diocese de Garanhuns) e uma em São Joaquim do Monte (Diocese de Caruaru).

O empreendimento é fruto do sonho do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que conseguiu reunir profissionais para elaborar o projeto e doadores para custear a construção das primeiras casas. A solidariedade e generosidade de empresários e do povo de Deus, por meio de doações ou pela adesão aos shows liderados pelo padre Reginaldo Manzotti, permitiram a concretização do sonho de dom Fernando.  O arcebispo teve experiência parecida há alguns anos, quando esteve à frente da construção da Fazenda da Esperança São Bento, em Sobral, no Ceará, quando era bispo dessa diocese.

 

Depois de um ano de obras, a Fazenda da Esperança, em Muribequinha, começa a funcionar com uma casa que tem capacidade para acolher 14 reeducandos e um refeitório com espaço de convivência.  Para concluir o projeto original, serão construídas mais duas casas, uma capela e toda infraestrutura de pavimentação, mas não há prazo determinado para isso. Para o arcebispo, é importante começar o trabalho. “O andamento dos trabalhos depende muito do ritmo das doações, por isso continuamos pedindo a ajuda dos fiéis para essa obra tão importante de nossa Igreja”, explica o arcebispo.

Durante o mês de janeiro, um grupo com 14 missionários da Fazenda da Esperança, vindos de várias cidades e estados brasileiros, percorreu parte do território da Arquidiocese de Olinda e Recife para divulgar a missão da Fazenda da Esperança e a metodologia de trabalho para recuperação dos acolhidos. Os primeiros reeducandos, que aderiram ao projeto, devem chegar à Fazenda no dia 24 de fevereiro e participarão da inauguração oficial no dia 1º de março e da missa do domingo, 04 de março.

 

O tratamento dos jovens do sexo masculino com dependência química dura, em média um ano. A adesão ao tratamento deve ser de livre e espontânea vontade, sem imposição da família ou de outras pessoas. Apoio, sim, é fundamental no processo de reabilitação. A proposta é que cada jovem acolhido trabalhe nas tarefas diárias e faça parte da rotina de manutenção da Fazenda.

Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança– A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica reconhecida pelo Vaticano e está presente em quinze países, entre eles Argentina, México, Alemanha e Filipinas. São mais de cem unidades tratando milhares de jovens. No Brasil, este projeto possui 77 unidades. A entidade nasceu em 1992, criada pelo Frei Hans Stapel, que informa que cerca dos 80% internos que passam por tratamento na Fazenda da Esperança se recuperam.

 

SERVIÇOS:

Doações:
Banco do Brasil
Agência 2805-3, conta-corrente 132.892-1
ou agência 0934-2, conta-corrente 73.314-8
CNPJ 09756859/0001-08 (Arquid. Faz. Esperança);

Informações:
(81) 9.9887-0382 (Edson André Ramos);
(81) 9.9519-7777 (Ivan Velozo).

Endereço:
Rua do Lazer, 306, Muribequinha
Lote 56
Jaboatão dos Guararapes – PE
(Entrar na Rua Usina Jaboatão, 10, na PE 017)

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo