Após mais uma reunião ordinária de planejamento do Congresso Eucarístico Nacional que vai acontecer em 2020 no Recife, a comissão organizadora do congresso inaugurou, no final da manhã desta terça-feira (31/07), seu escritório geral na sede da Cúria Metropolitana. A casa, que vai funcionar como centro de decisões do congresso, possui pequenas salas de trabalho e uma sala maior para reuniões. A partir de agora, o gerenciamento vai partir deste espaço, estrategicamente preparado no terreno da Cúria, para que o trabalho de organização e preparação do evento seja concentrado num só lugar.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, explica que, após uma reforma, a casa que serviu como residência de dom Lamartine e, posteriormente, como sede da Pastoral da Juventude, agora terá a missão de oferecer “o melhor de nossa Arquidiocese para um Congresso Eucarístico frutuoso e feliz”.
“Hoje tivemos a última reunião na sala do arcebispo”, explica o monsenhor Albérico Bezerra, secretário geral do Congresso. “De lá, a comissão veio até o novo espaço para inaugurá-lo com uma bênção do arcebispo”, disse. Participaram deste momento especial, além de dom Fernando Saburido, os vigários gerais da Arquidiocese, monsenhor Lino Duarte e monsenhor Luciano Brito; o bispo emérito de Palmares, dom Genival Saraiva; o secretário geral do congresso, monsenhor Albérico; outros representantes do clero, da comissão do Congresso e da área administrativa da Arquidiocese.
A próxima reunião, marcada para a primeira semana de setembro, trará definições acerca da logomarca e do hino do Congresso Eucarístico. “Selecionamos algumas músicas preliminarmente e, após análise da CNBB, pedimos aos autores que fizessem alterações”, esclareceu o monsenhor Albérico. Um evento em novembro vai marcar o lançamento do hino e da identidade visual do Congresso – pontapé para sua divulgação em nível nacional.
Pascom AOR