A Arquidiocese de Olinda e Recife celebrou na segunda-feira (6) — Solenidade da Epifania do Senhor — a ordenação episcopal de dom Josivaldo José Bezerra. O religioso é o primeiro sacerdote do clero diocesano sagrado bispo em quase 50 anos, e assume a missão de auxiliar o arcebispo, dom Paulo Jackson, no pastoreio da Igreja pernambucana.
O fato histórico para a arquidiocese e motivo de grande alegria para todo Regional Nordeste 2 da CNBB, aconteceu diante da Igreja Matriz de Santo Antão, na cidade de Vitória de Santo Antão (PE), a 46 quilômetros do Recife, onde o novo bispo atua como pároco desde 2022. O rito solene reuniu cerca de 200 padres e 20 bispos, além de uma multidão formada por religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas.
“Depois de 49 anos, o nosso clero oferece à Igreja um de seus filhos, para o serviço do episcopado. Aqui viemos não para uma mera “cerimônia”, muito menos um espetáculo, como diz o Papa Francisco, ao mudar o nome do cerimoniário. Aqui viemos para uma celebração, para, com monsenhor Josivaldo, nos colocarmos diante do mistério de Deus, razão profunda da nossa fé”, afirmou dom Paulo, durante sua primeira sagração episcopal como ordenante.
Além do arcebispo e segundo vice-presidente da CNBB, participaram como co-ordenantes da sagração episcopal de dom Josivaldo, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Ricardo Hoepers.
“Querido Josivaldo, você será ungido na fronte para ungir os corações aquebrantados com o bálsamo da misericórdia. Seja o anel sinal de seu amor incondicional à Igreja esposa. Sejam as ínfulas da mitra expressão do brilho de sua santidade. Seja o cajado símbolo de sua solicitude pastoral e missionária”, disse dom Paulo.
“Quero ser instrumento de paz, unidade e serviço”
Dom Josivaldo foi nomeado bispo titular de “Patara” e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, no dia 8 de novembro pelo Papa Francisco. O sacerdote tem 57 anos e escolheu como lema episcopal o trecho do Evangelho de Lucas “Secundum verbum tuum” (“Segundo Tua Palavra”).
Em seu primeiro discurso como bispo, dom Josivaldo expressou gratidão a Deus pela confiança, e também aos seus familiares, irmãos da vida clerical e fiéis pelo apoio e orações.
“Assumo esta missão com humildade, certo de que a minha força não está em minhas capacidades, mas na graça de Deus, que age em nossa fraqueza. Ao assumir a missão de bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, coloco-me inteiramente à disposição de Deus e de Sua Igreja. Com humildade e zelo pastoral, quero ser um instrumento de paz, unidade e serviço. Conto com suas orações”, declarou dom Josivaldo.
Foto de capa: Sacerdos Photo