Arquidiocese de Natal dá início às homenagens aos Protomártires do Brasil

A Arquidiocese de Natal celebra a partir desta quinta-feira (24) a festa em honra dos Santos Mártires. Pela primeira vez em 375 anos de tradição, as homenagens aos padroeiros do Rio Grande do Norte não terão a presença dos devotos na igreja da comunidade de Uraçu, em São Gonçalo do Amarante (RN).

Todas as celebrações serão virtuais e poderão ser acompanhadas ao vivo durante os próximos dez dias pelo canal da Livre Tv, no YouTube. As missas ocorrerão sempre às 18h, presidida a cada noite por um padre convidado.

No dia 3 de outubro, data em que a Igreja celebra os Protomártires do Brasil, haverá um momento de espiritualidade para sacerdotes no período da manhã. O encontro será encerrado às 11h com missa solene presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.

Festa em Natal
Santuário dos Protomártires em Natal | Foto: Jéferson Rocha

Na véspera da Festa dos Protomártires do Brasil, dia 2, começam as homenagens na Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em Natal. Diariamente, às 18h, haverá recitação do terço de São Mateus Moreira, seguido da novena, às 19h. No dia 3, haverá missa às 7h e às 19h. A solenidade noturna será presidida por dom Jaime Vieira Rocha.

No dia 12, encerrando os festejos na capital potiguar também serão celebradas duas missas: às 9h e às 17 horas, em ação de graças pelos 11 anos de instalação da paróquia.

No santuário, os fiéis poderão participar, mas antes devem entrar em contato com a secretaria da paróquia para o agendamento. De acordo com as normas, é importante ressaltar que idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas da Covid-19 não podem ter acesso às celebrações.

375 anos do morticínio

Em 2020 são recordados os 375 anos do martírio que ocorreu no Rio Grande do Norte, em duas datas: 16 de julho, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, e, no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

Padre André de Soveral, padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000, e foram canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, também na Praça de São Pedro.

Com informações da Pascom Natal

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo