Arquidiocese comemora o Dia do Padre em Jussaral

O município de Jussaral, na Mata Sul de Pernambuco, recebeu, neste sábado (04/08), padres vindos dos oito vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife para a confraternizaçao do Dia do Padre. Distante 67 quilômetros do Recife, Jussaral é a terra natal do arcebispo, dom Fernando Saburido.

“Quis apresentar minha terra natal pelo valor turístico religioso que ela agrega, visto que é roteiro de muitos romeiros à igreja de Nossa Senhora Aparecida”, explicou dom Fernando. É na igreja que está a imagem da Aparecida que peregrinou pela Arquidiocese no Ano Mariano – a Rota 300, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem original no Rio Paraíba do Sul, que fez nascer a devoção à santa padroeira do Brasil.

Dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos, o Dia do Padre começou com uma concelebração eucarística, presidida pelo arcebispo, que estava acompanhado no presbitério pelo vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito; dos vigários episcopais monsenhor Maurício Diniz, do Vicariato Vitória, e monsenhor Josivaldo José Bezerra, do Vicariato Cabo, além do pároco de Sáo José, de Jussaral, o padre José Júnior.

Na homilia, dom Fernando se alegrou com a presença de todos em Jussaral, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Obra de Maria no município e agradeceu a presença de todos na celebração, desejando que o exemplo de São João Maria Vianney inspirasse a missão de cada um em sua vida sacerdotal. Ao final da celebração, os sacerdotes cantaram parabéns para o monsenhor Albérico Bezerra, que é vigário episcopal de Olinda e completava, entre os irmãos sacerdotes, 34 anos de ordenação presbiteral.

Pautado na audiência pública do Supremo Tribunal Federal sobre o aborto, o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre João Carlos Magalhães, que organizou o dia em Jussaral, solicitou aos padres que atendessem à orientação do arcebispo e promovessem um momento de adoração e oração, neste final de semana em suas paróquias, em defesa da vida e pela não aprovação da regulamentação do aborto no país.

Religiosos e leigos consagrados da Obra de Maria também participaram da confraternização em Jussaral. O fundador da Obra, Gilberto Gomes Barbosa, apresentou aos padres um vídeo produzido pela Pastoral de Comunicação da Arquidiocese sobre a caminhada da imagem de Nossa Senhora Aparecida – desde o Santuário de Aparecida, em Sáo Paulo, até a chegada em Jussaral, em 2017, para a inauguração da igreja dedicada à santa. “Nós que fazemos a Obra de Maria nos alegramos em participar da evangelização do povo de Jussaral, e nos comprometemos a promover, em Deus, a promoção social com educação e profissionalização das pessoas”, disse Gilberto.

Após o almoço oferecido no Centro de Profissionalização mantido pela Obra de Maria, os padres e convidados fizeram uma trilha até o topo do Morro da Pimenta, onde rezaram pelas vocações sacerdotais, pela não aprovação da regulamentação do aborto, e pelo crescimento social e espiritual do povo de Jussaral. O caminho, entre pedras e bromélias, exigiu do grupo algumas paradas para descanso, “mas a subida vale a pena”, disse o arcebispo, apontando para a bela visão obtida do alto do morro.

Participaram do Dia do Padre, neste sábado em Jussaral, vocações diocesanas e religiosas de todas as idades. Exemplo disso foram as presenças do padre José Gustavo, nascido na cidade vizinha de Amaraji, que foi ordenado há pouco menos de um ano, e do monsenhor Romeu da Fonte, pároco da Torre, no Recife. “Tenho a graça de contar já 63 anos de vida sacerdotal”, comentou o monsenhor com um largo sorriso.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo