Arcebispo realiza na Madalena a primeira visita pastoral do ano

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, retomou a rotina das visitas pastorais, realizando a primeira do ano nos dias 22 e 23 de março na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Madalena, em Recife. Acompanhado pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio, e pelo pároco, o padre Jadeilson Beserra, dom Fernando viveu a realidade missionária da paróquia e interagiu com pastorais, movimentos e comunidades, com o objetivo de conhecer mais de perto, orientar e animar as atividades desenvolvidas pela paróquia para o povo de Deus.

Para o arcebispo, foi uma feliz coincidência fazer a visita durante a Quaresma “porque é um período de parada e reflexão para rever a caminhada, e é justamente o que viemos fazer aqui: interagir para refletir e crescer como filhos de Deus”, comentou. A observação foi endossada pelo padre Jadeilson, que está à frente da paróquia há apenas um mês. “Os paroquianos aguardavam essa visita pastoral desde o ano passado, mas tudo acontece no tempo de Deus, tudo é providência”, disse o pároco.

Após a acolhida pelos fiéis na igreja matriz na sexta-feira (22/03) à noite, o arcebispo participou da reunião do Conselho Pastoral Paroquial – CPP. Com a presença do vigário episcopal do Vicariato Soledade, padre Paulo Sérgio Vieira Leite, e do coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, os representantes das pastorais e movimentos discutiram sobre suas atividades, conquistas e desafios na missão. “Não podemos medir a alegria de ter o arcebispo entre nós, partilhando nossas experiências e nos animando a seguir”, comentou Sandra Almeida, da Pastoral da Acolhida.

No sábado (23/03), o arcebispo conversou e rezou com alguns enfermos internados no hospital D’Ávila, que fica no território da paróquia, e foi ao encontro de idosos que moram no Lar Padre Zegri, administrado pelas irmãs mercedárias. Outros doentes e idosos foram visitados em suas próprias casas, nas comunidades de Mangueira da Torre e do Cardoso, onde estão localizadas as capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima, respectivamente.

A moradora do Cardoso, dona Maria de Lourdes, de 92 anos, estava encantada com a presença de dois bispos em sua casa. “Isso é um presente de Deus; nunca vi um bispo de perto, que alegria, que bênção!”, exclamou a idosa que, por problemas de saúde, não consegue mais ir à igreja. Dom Fernando e dom Limacêdo expressaram a alegria de atender à exortação do Papa Francisco em ser “uma Igreja em saída” e poder ir até os fiéis, onde eles estão.

Em cada capela da paróquia há a história de luta dos moradores em busca de um cantinho para rezar e servir a Deus. Desde a compra dos terrenos até a construção das capelas, a mobilização da comunidade foi fundamental. As presenças de dom Fernando e de seu bispo auxiliar dão novo ânimo à caminhada dos fiéis.

Dom Fernando e sua comitiva visitaram realidades diferentes da infância na Paróquia: estiveram com 30 crianças em situação de vulnerabilidade social que são acolhidas na Casa da Madalena, algumas à espera de adoção; e foram acolhidos pelas 25 crianças que participam da catequese na matriz, em preparação para a primeira Eucaristia.

Nos dois dias na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o arcebispo teve oportunidade de conversar com moradores e comerciantes que dão sua contribuição para o crescimento da paróquia, como os empresários Roberta e Adriana da Loja do Condomínio, localizada próxima à matriz, fiéis colaboradores das ações da Igreja local.

A visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Madalena, foi encerrada com celebração eucarística presidida por dom Fernando, na matriz. Em agradecimento pelos dois dias de partilha, o pároco presenteou o arcebispo, em nome dos paroquianos, com uma capelinha missionária de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo