Arcebispo preside solenidade de Santa Maria Mãe de Deus na Macaxeira

O novo ano inicia sob as bênçãos da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e a comunidade paroquial do bairro da Macaxeira saudou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na noite deste dia 1° de janeiro. A paróquia de Santa Maria Mãe de Deus – a única dedicada a esta devoção no âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife vinha celebrando desde 22/12/17 a festa de sua padroeira e o jubileu de diamante por seus 60 anos de criação. O arcebispo metropolitano participou da procissão e presidiu missa solene de encerramento na festa da padroeira.

A procissão partiu, com o andor da padroeira, saindo da matriz paroquial, circulando pelas ruas principais do bairro, entoando cânticos. Como numa reverência celestial à Mãe de Deus, uma esplêndida lua cheia tornava ainda mais iluminada a procissão. As chegar à matriz, o cortejo seguiu para a celebração da missa solene.

Em sua homilia, dom Fernando destacou o silêncio de Nossa Senhora, que embora não alcançasse a dimensão de todos os acontecimentos, desde a sua juventude, guardava tudo em seu coração. “O silêncio de Maria deve ser motivador para nós”, ensinou o arcebispo. Dom Fernando salientou também que muitas vezes as pessoas não compreendem os desígnios divinos e que é preciso cada pessoa saber esperar o momento de Deus para ela. A mensagem do papa Francisco para  o dia mundial da Paz – 1° de janeiro – também foi lembrada por dom Fernando, que ressaltou a importância em perseguir a prática da justiça social: “Não existe paz sem justiça social”. Neste ano, o papa Francisco, em sua mensagem para o dia mundial da Paz, toca no tema dos migrantes, os refugiados, e com esta atitude, procura convidar o povo de Deus a vivenciar a paz.

Antes do término da celebração, o pároco da paróquia de Santa Maria Mãe de Deus, padre Antônio Diego,  fez alguns agradecimento aos colaboradores da festa da padroeira. Dentre os agradecimentos, mereceu destaque os voluntários envolvidos na organização das festividades, como os grupos jovens e os agentes da Pastoral de Comunicação (Pascom) da Macaxeira, que haviam dormido apenas algumas horas, pois estavam envolvidos nas atividades  festivas da paróquia. Dom Fernando parabenizou o padre Antônio Diego pelo engajamento nas atividades pastorais.

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo