Arcebispo da Paraíba recebe equipe do IBGE e reforça a importância do censo para a ação pastoral da Igreja

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início ao maior censo demográfico da história do país. Cerca de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do Brasil. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.

Os dados do censo são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais. Além disso, as informações oficiais são utilizadas por todas as instituições, como as dioceses e arquidioceses do país, por exemplo.

O arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson, recebeu no começo do mês representantes do IBGE no estado e ressaltou a importância desse trabalho do instituto.

“A partir dos dados demográficos de um município nós conseguimos pensar em estratégias pastorais, como dividir paróquias, onde tem mais ou menos contingente populacional, etc. Os dados do IBGE são importantíssimos para todos os brasileiros e precisamos colaborar com a coleta de dados, recebendo os recenseadores em nossas casas”, afirmou o religioso.

Em declaração oficial, o presidente do IBGE, Eduaro Rios Neto, destacou o quanto o trabalho feito neste momento pelos recenseadores é fundamental para o futuro de todos. “O Censo é de todos nós. Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas”, disse.

Como é o censo?

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Como identificar o recensceador?

Eles estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Com informações da Pascom Paraíba e do IBGE
Foto: Pascom Paraíba

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo