Ações sociais no Nordeste 2 receberão apoio do Fundo Nacional de Solidariedade

As dioceses de Patos (PB) e de Garanhuns (PE) terão duas novas iniciativas de impacto social implantadas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). As propostas, aprovadas no início do mês pelo comitê gestor do FNS, vão beneficiar dezenas de famílias com ações voltadas à formação cidadã e para o fomento ao empreendedorismo.

O FNS é uma ferramenta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) constituída por 40% de toda a arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), realizado em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos.

Ainda durante o primeiro semestre, a CNBB abre o edital para que as igrejas, por meio de projetos, tenham acesso aos recursos do FNS. Para garantir o apoio, a proposta precisa estar de acordo com as regras de transparência e com critérios técnicos ligados ao tema da CF daquele ano.

Educação e música contra a violência

Diante do aumento da violência sobretudo entre os mais jovens, segundo a Igreja, a Ação Social Diocesana de Patos vai iniciar o projeto “Tocando Vidas” que oferecerá aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes da região. A ideia é que, durante um ano, meninos e meninas em situação de vulnerabilidade socioeconômica aprendam violão e participem de rodas de diálogos para fortalecer os vínculos familiares e sociais.

“Não vemos politicas públicas de inclusão social para inserção das crianças e dos adolescentes que estão nas periferias dos grandes centros urbanos e por não ver perspectivas de saída daquela situação de vulnerabilidade extrema se envolvem com o tráfico. Portanto, sentimos a necessidade de investir nesta comunidade com práticas educativas e culturais para minimizar esse processo de exclusão”, destaca o texto do projeto.

Incentivo à geração de renda

Imagem de Pexels por Pixabay

No interior de Pernambuco, mas precisamente em Garanhuns, agreste do estado, o apoio do FNS será na capacitação e no estímulo ao empreendedorismo feminino. O projeto “Mulheres, saberes e sabores” pretende desenvolver ações como oficinas de produção de pães, bolos e doces.

A iniciativa da Diocese de Garanhuns dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos pela Comissão Diocesana de CEBs. Atualmente, o grupo promove oficinas e encontros com mulheres, jovens e agricultores das Comunidades Eclesiais de Base e cursos de Fé e Política.

“Atentos às desigualdades sociais, ampliadas com a pandemia da covid-19, estamos direcionando as temáticas formativas para a geração de renda e análise da incidência política, buscando refletir novos modelos de economia e fortalecer as lideranças na luta pela garantia de direitos das populações mais pobres”, pontua a diocese no texto do projeto.

Juntos, os projetos “Tocando Vidas” e “Mulheres, saberes e sabores” podem receber R$ 52.459,20 da contribuição feita pelos fiéis católicos no Domingo de Ramos ao FNS. As propostas estão em fase de qualificação para o recebimento dos rercursos.

Acesse aqui o Portal da Transparência do FNS.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo