“A expectativa do reencontro marca esta etapa da assembleia”, diz presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson, sobre 59ª AG

Cerca de 400 bispos, arcebispos e cardeais do país inteiro estão reunidos até sexta-feira (2), no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, para a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB. Entre os participantes, o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB Nordeste 2 – que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, vive a expectativa da deliberação de temas importantes para a caminhada da Igreja no Brasil.

Oficialmente a 59ª Assembleia Geral foi aberta no domingo (28), com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB Nacional, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Nesta segunda-feira (29), os religiosos dão início efetivamente aos trabalhos com reuniões em grupo.

Na pauta prioritária da Assembleia Geral, explica dom Paulo, está a retomada da discussão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE). Trata-se de um documento norteador elaborado pela CNBB de quatro em quatro anos e que tem por objetivo propor um plano e metas para direcionar os trabalhos pastorais da Igreja.

De acordo com o presidente da CNBB NE2, não haverá a elaboração de novas diretrizes, a Igreja, na verdade, optou por se preparar e aguardar a conclusão do Sínodo 2023 para definir o futuro documento. “Quando sair a exortação apostólica pós-sinodal, aí sim, a Conferência Episcopal vai reelaborar e propor novas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora, por enquanto, será uma atualização e releitura”, afirma dom Paulo Jackson.

Missa marcou a abertura da segunda etapa da 59ª Assembleia Geral | Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

Outros temas considerados importantes são as atualizações no Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano –  livro litúrgico que contém os textos e rubricas para a celebração da missa no Rito Romano da Igreja Católica -, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”. 

Além disso, outros 14 tópicos diversos vão ser objetos de reflexão e discussão dos sacerdotes como, por exemplo, o 18º Congresso Eucarístico Nacional – que acontecerá na Arquidiocese de Olinda e Recife, em novembro; a Celebração dos 70 anos da CNBB; a Jornada Mundial da Juventude 2023; e o Sínodo dos Bispos 2023.

“Tema fundamental e de grande importância será a aprovação do novo Missal na edição portuguesa para o Brasil. Nós estamos traduzindo e preparando os textos em uma empreitada imensa e nesta assembleia haverá a aprovação definitiva desse novo Missal, que depois se submeterá a Santa Sé e no máximo em um ano teremos um novo Missal editado no país”, explica dom Paulo Jackson.

O presidente da CNBB NE2 também expressou a alegria que esta etapa da 59ª Assembleia Geral proporcionará que é a do reencontro, depois de dois anos sem a possibilidade de realização do evento presencial devido à pandemia de covid-19. Além disse, segundo dom Paulo Jackson, o clima eleitoral do país também aumenta a responsabilidade da reunião entre os pastores da Igreja.

“Será o primeiro reencontro físico dos bispos depois da pandemia, será um momento muito importante como Assembleia Geral do episcopado brasileiro. E obviamente o contexto nacional num clima pré-eleições é muito importante e muitas pessoas esperam qual será a orientação e o direcionamento que os bispos da Igreja Católica no Brasil darão para esse contexto de eleições”, conclui dom Paulo Jackson.

Como acompanhar? 

No portal da CNBB e nas redes sociais (@cnbbnacional), será possível acompanhar a cobertura dos principais temas abordados pelos bispos nas sessões, por meio de matérias na edição diária do portal da CNBB (www.cnbb.org.br). Haverá, ainda, uma versão especial diária do boletim Igreja no Brasil, com o resumo do dia, a ser transmitido ao vivo, às 19h, nas redes sociais da CNBB.  

As Coletivas de Imprensa acontecerão, diariamente, às 15h, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, com dois bispos indicados pela presidência da CNBB, para apresentar os assuntos e desdobramentos dos debates realizados pelo episcopado brasileiro na Assembleia Geral. O presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson, participa da entrevista nesta terça-feira (30). Os jornalistas credenciados receberão um release com as informações e detalhes da pauta e coletivas de cada dia. 

As missas diárias da Assembleia aconterão sempre às 18h e serão transmitidas pelas redes sociais (@cnbbnacional). Também será possível acompanhar as celebrações pela TV Aparecida e portal A12. Nas redes sociais, a interação fica por conta da hashtag #59AGCNBB

Com informações da CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo