A Diocese de Caruaru, completa 70 anos de criação, conheça a um pouco da sua história

Hoje a Diocese de Caruaru, completa 70 anos, motivo de alegria para todos os diocesanos das dezenove cidades, que compõem este pedaço de chão missionário.

A Diocese de Caruaru foi rígida pela Bula “QUAE MAIORI CHRISTIFIDELIUM, e assinada por Sua Santidade o Papa Pio XII, a 07 de agosto de 1948. Na época em Pernambuco já existiam, além da Arquidiocese de Olinda e Recife, as Dioceses de Nazaré, Pesqueira, Garanhuns e Petrolina. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, levando em conta o crescimento populacional do Agreste Pernambucano, tinha feito o pedido ao Santo Padre.

A nova Diocese foi desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife e das Diocese de Nazaré e de Pesqueira. No dia 15 de março de 1949 foi nomeado o primeiro bispo na pessoa de Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, natural de Picos (PI) E Vigário Geral de Teresina (PI). A instalação solene da Diocese aconteceu no adia 14 de agosto de 1949 e no dia seguinte, festa da Assunção de Nossa Senhora, tomou posse o primeiro Bispo. Na época a cidade de Caruaru tinha uma população de cerca de 70.000 habitantes e a Diocese toda chegava a 301.397 diocesanos.

Com a transferência do primeiro bispo para a Diocese de Parnaíba (PI), a Santa Sé, no dia 14 de agosto de 1959, nomeou para Caruaru o Revmo. Mons. Augusto Carvalho, Vigário Geral de Pesqueira, que, depois da Ordenação Episcopal no dia 25 de outubro do mesmo ano, tomou posse no dia 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em 1993, depois de 34 anos de pastoreio, Dom Augusto se tornou emérito, a Santa Sé nomeou como terceiro Bispo de Caruaru o então Bispo Auxiliar de Natal (RN) Dom Antônio Soares Costa, que assumiu a sua nova missão no dia 19 de dezembro de 1993. Depois de apenas 9 anos e 6 meses de intenso pastoreio e dedicação ao Povo de Deus, no dia 07 de junho de 2002, Dom Costa veio a falecer repentinamente.

Aos 06 de novembro de 2002, o Vaticano nomeou, na pessoa de Dom Bernardino Marchió, até então Bispo de Pesqueira, como novo bispo de Caruaru. Dom Bernardino iniciou a sua missão como quarto bispo da Diocese de Caruaru no dia 12 de janeiro de 2003.

Dom Dino destaca:

São mais de 15 anos que estou nesta Igreja de Caruaru, tenho muitas alegrias para partilhar com o meu povo!

PARABÉNS, DIOCESE DE CARUARU!

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo