A Bíblia em destaque

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Nazaré (PE)

A Bíblia Sagrada é Palavra inspirada por Deus para a nossa salvação, como fundamento de nossa fé, espiritualidade e missão.  Ela nos instrui (cf. 1Cor 10,11), ensina (cf. Rm 15,4) e educa (cf. Hb 12,10). O mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus, mês da Bíblia, incentivando-nos a valorizá-la, na reflexão em família e em grupos, na leitura e no estudo de um livro bíblico.

A cada ano a Igreja indica um livro bíblico do qual escolhe um tema para a reflexão. O livro indicado para este mês da Bíblia 2023 é a Carta aos Efésios, com o tema: “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). A humanidade precisa revestir-se de Cristo, do amor de Cristo, e colocar em prática o que Ele ensinou. A comunidade cristã precisa tomar consciência de que todos são membros da Igreja, cuja cabeça é Cristo. Reconhecer, ainda, a unidade do Corpo de Cristo, da Igreja, e que todos devem caminhar sob a luz de Cristo. Num mundo frequentemente marcado pela divisão, ódio e egoísmo, somos exortados a nos revestirmos da nova humanidade, que é caracterizada pelo amor, compaixão, humildade e perdão.  

O mês de setembro é dedicado à Bíblia, à Palavra de Deus, devido à comemoração de São Jerônimo (340-420), que a traduziu do grego e do hebraico para o latim, a língua oficial da Igreja naquela época, a pedido do Papa Dâmaso. No dia de São Jerônimo, 30 de setembro, rezamos também por todos os exegetas e por todos aqueles que se dedicam ao estudo da Palavra. No domingo que antecede essa memória, comemoramos o Dia da Bíblia – neste ano de 2023, dia 24 de setembro. Ao tocar na Palavra de Deus e meditá-la, com o olhar da fé, compreenderemos a Sagrada Escritura. Entre as palavras memoráveis de São Jerônimo encontra-se a afirmação: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. 

A Palavra de Deus é a boa nova, ou boa notícia, que deve ser anunciada a todos. Cada batizado é chamado a anunciar a Palavra de Deus e a ser testemunha de Jesus Cristo nos dias de hoje. Do mesmo modo que Jesus enviou os discípulos em missão, Ele nos envia hoje. A partir do momento que vamos anunciando a Palavra de Deus, o Reino de Deus vai crescendo, pois, como Jesus mesmo disse, o Reino de Deus é como uma semente de mostarda lançada na terra, cresce em silêncio e enche a terra.

Estudemos a Palavra ao longo deste mês de setembro de 2023, através da Carta aos Efésios, procurando explicitar a unidade do Corpo de Cristo, refletindo o tema: “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Que possamos nos revestir de Cristo e ser sinais do Espírito Santo para as outras pessoas, colocando a Bíblia em destaque, fora e dentro do nosso coração.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo