A Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação (CEPCE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta ao público o seu Relatório de Gestão 2015.2 – 2019.1. O relatório quadrienal reúne as informações gerais e setoriais (Educação, Universidades, Cultura e Ensino Religioso) da CEPCE. Além destes setores específicos, estão apresentadas as atividades realizadas com o público dos empreendedores cristãos (ADCE). O relatório está distinguido em três partes, quais sejam, visão geral da comissão, indicadores setoriais e cenários da comissão, e documentos.
Na primeira parte é apresentado um breve histórico da CEPCE, a sua atual estrutura organizacional e os relacionamentos institucionais nacionais e internacionais. Muito importante nesta sessão é o registro do percurso dos trabalhos da ação evangelizadora no âmbito da Conferência Episcopal, ao longo da sua história. O primeiro bloco é concluído com a sua atual fisionomia pastoral da Comissão Episcopal e a apresentação do elenco de stakeholders nacionais e internacionais do organismo.
Na segunda parte, cada setor da Comissão Episcopal é analisado a partir dos dispositivos pastorais (forças da ação evangelizadora atuantes no setor específico), os processos pastorais (critérios de atuação e metodologias pastorais) e os resultados pastorais (impacto na realidade eclesial brasileira). “Nesta sessão, tentamos fazer uma tradução pastoral dos critérios de avaliação do Terceiro Setor para o âmbito da Comissão Episcopal.
O resultado registrou como fato histórico as forças pastorais e o saber fazer dos setores nos ambientes de cultura e saber, neste tempo”, afirma padre Danilo Pinto. Essa parte ainda apresenta uma análise do atual cenário da comissão, nos seus aspectos internos e externos, a partir da ferramenta de gestão estratégica SWOT Análise.
A última sessão reúne um compilado de textos importantes para este tempo de trabalho, a saber, as referências das publicações gerais dos subsídios e notas, planejamento estratégico da comunicação para último biênio, portfólio de atividades realizadas pelos setores da CEPCE e os eventos participados.
O Relatório de Gestão 2015.2 – 2019.1 foi apresentado aos bispos que integraram a Comissão Episcopal no quadriênio anterior, no contexto da 57a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida – SP. Aos assessores nacionais, o Relatório de Gestão foi apresentado em Belo Horizonte-MG, no dia 10 de junho, no encerramento das atividades. Segundo dom João Justino, arcebispo de Montes Claros e presidente da CEPCE, “o presente Relatório contém preciosos elementos para a compreensão do trabalho dos membros da Comissão – bispos e assessores – no período indicado.
É quase impossível precisar o número de pessoas envolvidas nos muitos projetos desenvolvidos pela Comissão. A esses irmãos e irmãs sem os quais seria impossível caminhar na evangelização nos âmbitos da cultura e da educação manifestamos nossa gratidão”.
O Relatório de Gestão 2015.2 – 2019.1 foi produzido pelos bispos referenciais, assessores e colaboradores da CEPCE. O material será utilizado na formulação dos projetos e atividades do 23º Plano do Secretariado Geral 2019.2 – 2023.1, juntamente, com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e outros estudos realizados com o auxílio dos colaboradores setoriais da Comissão Episcopal. O material pode ser encontrado neste link: Relatório de Gestão 2015.2 – 2019.1 VERSÃO FINAL.