Igrejas locais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2) aproveitam este mês vocacional para reunir o clero em momentos especiais de espiritualidade e formação. Os encontros também têm o objetivo de renovar a fé e atualizar o conhecimento de padres, diáconos e seminaristas em estágio pastoral.
Aprofundar a discussão sobre a missão do presbítero foi o mote do encontro que reuniu 20 sacerdotes da Diocese de Floresta (PE), entre os dias 5 e 8 de agosto. Palestras, grupos de trabalho e momentos de reflexão foram conduzidos pelo arcebispo emérito de São Luís, dom Esmeraldo Barreto Farias.
Com a participação do bispo diocesano, dom Gabriele Marchesi, o retiro anual do clero de Floresta foi realizado no Convento Stella Maris, em Triunfo (PE).
Os padres da Diocese de Garanhuns (PE) se reuniram no Convento Monte Carmelo, em Camocim de São Félix (PE), entre os dias 4 e 8 deste mês. Com o tema “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15), o encontro teve a participação do secretário da CNBB Nordeste 2 e bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), dom Francisco de Sales Alencar Batista, que foi responsável pela pregação.
“Foi uma experiência muito rica de oração, encontro e unidade do clero diocesano”, afirmou o presidente da CNBB NE 2 e bispo de Garanhuns, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Entre os dias 6 e 7, foi a vez da Diocese de Nazaré (PE) promover o encontro de atualização permanente para o clero e seminaristas, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE). Sob assessoria do pedagogo e doutor em liturgia, padre Antonio Francisco Lelo, o grupo debateu sobre “a iniciação à vida cristã de estilo catecumenal”.
Segundo o assessor, a meta foi promover uma capacitação para o clero diocesano em torno dessa nova concepção de iniciação à vida cristã, buscando diferenciá-la daquele formato que se restringe a preparar para os sacramentos.
“Se nós entendemos a iniciação cristã tendo em vista apenas a recepção do sacramento, isso empobrece muito, porque uma vez recebido o sacramento a gente se esquece da Igreja. E, no entanto, o objetivo não é unicamente receber o sacramento, mas assumir a nossa identidade, o nosso papel de ser cristãos na sociedade de hoje”, afirmou.
O bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que também participou do encontro formativo, convidou todos a darem um novo impulso à iniciação cristã na Diocese de Nazaré. “Que possamos abraçar esse desafio importante para a nossa querida diocese, de modo que todas as forças da iniciação cristã estejam de mãos dadas, interligadas, formando uma pastoral de conjunto”, destacou.
Paraíba
A partir desta segunda-feira (12) até quinta-feira (15), parte do clero de João Pessoa se reúne no Convento Ipuarana, na cidade de Lagoa Seca (PB). O encontro tem a assessoria do vice-presidente da CNBB Nordeste 2 e bispo da Diocese de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz Santos.
Esse será o segundo grupo de presbíteros e diáconos em retiro promovido pela Arquidiocese da Paraíba. O primeiro grupo participou do encontro entre os dias 15 e 18 de julho.