Forúm de Liturgia para Seminaristas discutirá rito da ordenação sacerdotal

A Comissão Regional de Pastoral para a Liturgia da CNBB Nordeste 2 reunirá futuros sacerdotes dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, em mais uma edição do Fórum de Liturgia para Seminaristas. O evento será entre os dias 2 e 4 de agosto, na sede do Regional, no Recife, e discutirá “A mistagogia do rito da ordenação”.

O fórum será assessorado pelo monge beneditino e doutor em liturgia, dom Jerônimo Pereira, que irá desenvolver o tema em conferências e grupos de estudo. Para participar, os seminaristas devem confirmar a presença aos responsáveis pelo centro de formação, aos bispos e arcebispos de sua Igreja local ou à Comissão Regional de Pastoral para a Liturgia. A inscrição deve ser efetivada presencialmente no primeiro dia do encontro.

De acordo com o articulador da comissão, padre Renan Silva, o Fórum de Liturgia para Seminaristas é mais uma iniciativa de formação da CNBB Nordeste 2. O evento é voltado para aqueles que, em breve, vão estar à frente do Povo de Deus e, por isso, precisam ter uma boa base para oferecer o melhor aos fiéis.

“Mistagogia vem do grego ‘educar ou conduzir para’, considerando que o rito da ordenação tem ganhado outros aspectos que não são próprios dele, queremos dar ao seminarista um panorama mais equilibrado daquilo que é o próprio mistério”, explicou o sacerdote.

Ainda segundo padre Renan, os futuros padres precisam voltar ao Concílio Vaticano II, mas especificamente, ao que recomenda a constituição conciliar Sacrosanctum Concilium.

“Essa é a carta magna da liturgia para nós. Como comissão queremos atender ao apelo desse importante documento que diz que as celebrações litúrgicas devem conduzir o Povo de Deus a uma participação ativa, frutuosa e consciente”, disse.

Os resultados das conferências e dos grupos de discussão realizados durante o fórum vão compor um documento final. A síntese será preparada pela Comissão Regional de Pastoral para a Liturgia e enviada aos participantes para uso pastoral.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo