Arquidiocese celebra instalação do novo vicariato episcopal nesta segunda

Com informações da Pascom Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife celebra, nesta segunda-feira (8), a instalação do seu nono vicariato. Denominado de Vicariato Beberibe, a nova área pastoral terá como sede a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Beberibe, e como vigário episcopal o atual pároco, padre Rosivaldo Torres de Lima.

A solenidade de criação do vicariato e a posse do vigário episcopal será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, às 19h30. A celebração deve reunir padres, diáconos e fiéis leigos das 13 paróquias que vão compor o novo território.

O Vicariato Beberibe será formado por cinco paróquias desmembradas do Vicariato Soledade, são elas: São Sebastião (Alto do Pascoal), São Vicente de Paulo (Dois Unidos), Santo Antônio (Água Fria), e São Judas Tadeu (Cajueiro) e a sede Nossa Senhora da Conceição.

Outras oito paróquias, que até então pertenciam ao Vicariato Várzea, completam o novo território: Jesus Cristo Bom Pastor (Guabiraba), Nossa Senhora das Dores (Apipucos), Nossa Senhora da Conceição (Morro da Conceição), Nossa Senhora de Fátima (Mangabeira), Santa Isabel (Alto de Santa Isabel), Nossa Senhora de Lourdes (Nova Descoberta), Santa Maria Mãe de Deus (Macaxeira) e São Sebastião (Vasco da Gama).

De acordo com o padre Rosivaldo Torres de Lima, a escolha das paróquias que vão compor o Vicariato Beberibe foi realizada com sabedoria e sensibilidade, pois buscou reunir as igrejas das regiões de morro e vales, que exigem o desenvolvimento de um estilo de pastoral próprio. O sacerdote, que também preside a Comissão Arquidiocesana da Pastoral para a Vida e Família, agradeceu pela confiança de dom Fernando e dos vigários episcopais, pela indicação de seu nome para conduzir essa missão.

Logomarca

Na solenidade de instalação do novo vicariato e posse do vigário episcopal será apresentada a logomarca oficial. Segundo padre Rosivaldo, o formato oval e a linha contínua fechada dão sentido de unidade. Na parte superior, a coroa simboliza a consagração à Nossa Senhora como rainha e senhora do lugar, padroeira da sede do Vicariato Beberibe; além de abrigar a festa de maior devoção mariana no Recife, no Morro da Conceição.

As estrelas representam os apóstolos, seis em cada lado, tendo a estrela maior como Maria, a estrela da evangelização, e os apóstolos em Pentecostes. O fundo azul também representa Nossa Senhora como mãe e protetora.

Como simbologia geográfica inerente ao vicariato, o rio na parte inferior remete ao Rio Beberibe e os morros retratam a região que forma o vicariato. Por fim, as treze casas representam a igreja encarnada na realidade do povo, uma Igreja em saída, uma Igreja doméstica.

Vicariatos

Os vicariatos e os vigários episcopais atuam em unidade e obediência ao arcebispo metropolitano. No território arquidiocesano de Olinda e Recife, as 140 paróquias estão alocadas na circunscrição dos seguintes vicariatos e sob a tutela dos respectivos vigários episcopais: Vicariato Cabo (padre Josivaldo José Bezerra), Vicariato Olinda (Monsenhor José Albérico Bezerra), Vicariato Igarassu (padre Helio Nascimento), Vicariato Boa Viagem (frei Joaquim Ferreira da Luz, OCarm), Vicariato Várzea (padre Paulo Sérgio Monteiro Nunes), Vicariato Jardim São Paulo (padre Sergio Pereira da Silva), Vicariato Soledade (padre Paulo Sérgio Vieira Leite) e Vicariato Vitória (padre Maurício Roberto Diniz de Souza).

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo