Bispos participam de novenário em honra à Mãe do Carmelo

Bispos da CNBB Regional Nordeste 2 serão os responsáveis pelas pregações no novenário em honra à Nossa Senhora do Carmo, co-padroeira do Recife. A programação começa neste sábado (6) e segue até o dia 14 de julho, sempre às 19h, na basílica dedicada à santa, no centro da capital pernambucana.

Este ano, a festa refletirá o tema “Mãe do Carmelo há 100 anos coroada, te louvamos” e fará a transmissão ao vivo de todas as pregações pela internet por meio do site www.tvcarmelo.com.br.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva, abre o novenário. O religioso, que também é referencial para a Comissão Regional de Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, fará a pregação sobre o tema “Maria a serva do Senhor”.

No dia 7, a temática “Maria na vida da Igreja e do cristão” será apresentada pelo bispo da Diocese de Salgueiro (PE) e representante do Regional no Conselho Permanente da CNBB, dom frei Magnus Henrique Lopes, OFM.Cap. No dia seguinte, o bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, pregará sobre “Cristo e a Igreja no culto da Virgem Maria”.

Na terça-feira (9), os fieis participarão da novena com o bispo da Diocese de Pesqueira (PE), dom José Luiz Ferreira Salles, C.Ss.R. Membro da Comissão Episcopal de Pastoral para a Ação Sócio-Transformadora da CNBB, o epíscopo apresentará aos fiéis o tema “Mãe de Deus no centro da Igreja que está a caminho”.

No quinto dia do novenário, em 10 de julho, o pastor diocesano de Floresta (PE), dom Gabriele Marchesi vai apresentar “Maria a cheia de graça no mistério de Cristo”. O bispo é referencial para a Comissão Regional de Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e membro da Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato.

A Basílica do Carmo no Recife fica no bairro de Santo Antônio (Foto:Reprodução/internet)

O bispo da Diocese de Nazaré (PE), dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, falará sobre a dimensão eucarística de Nossa Senhora. No dia 11, “Na escola de Maria, mulher eucarística” será o tema da pregação do religioso que também é moderador do Tribunal Eclesiástico.

Nos dias 12 e 13, o bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE), dom Egídio Bisol debaterá “O Angelus Domini (Ave-Marias) no Santo Rosário”, e o bispo de Palmares (PE), dom Henrique Soares da Costa apresentará “A Virgem Santíssima na Liturgia Romana restaurada”. Os epíscopos são, respectivamente, referenciais para a Comissão Regional de Pastoral para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e Comissão Regional de Pastoral para a Cultura e Educação.

O novenário será encerrado no dia 14 com a participação do bispo emérito da Diocese de Petrolina (PE), dom frei Paulo Cardoso. O carmelita vai pregar para os fiéis sobre o tema “Maria, modelo de contemplação”.

Véspera e Dia de Nossa Senhora do Carmo

No dia 15, o arcebispo da Arquidiocese de Maceió, dom frei Antônio Muniz, O Carm, presidirá as Vésperas Solenes em honra à Mãe do Carmelo. O religioso pregará, às 19h, sobre o tema “A Virgem Maria, esperança dos carmelitas”.

No dia 16, solenidade de Nossa Senhora do Carmo, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a missa solene, às 10h.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo