As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da CNBB Nordeste 2 promoverão, entre os dias 14 e 16 deste mês, o Encontro Regional de Formação. A espiritualidade dos leigos será o foco desta edição que ocorrerá no Santuário das Comunidades, em Caruaru (PE).
O monge beneditino Marcelo Barros será o responsável pela assessoria do evento. De acordo com a organização do encontro, são esperadas cerca de 50 pessoas dos quatro Estados do Regional – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
“Este ano estamos trabalhando em nossas ações o rosto de Jesus e é com essa temática voltada para espiritualidade que realizaremos o nosso encontro. É preciso nos fortalecer e reabastecer a nossa fé diante da atual conjuntura perversa que vivemos”, afirmou a articuladora da CEBs na CNBB Nordeste 2, Alvina Brasil.
As CEBs são a base de um modelo de organização eclesial que tem como referência pastoral uma rede articulada de comunidades. Esses grupos se organizam em comissões diocesanas e arquidiocesanas, que por sua vez, formam a comissões estaduais e delas a coordenação regional.
De acordo com Alvina Brasil, as CEBs estão em todas as quatro arquidioceses e 17 dioceses da CNBB Nordeste 2. Nesses territórios, os grupos realizam visitas às foranias ou a vicariatos, mobilizam encontros locais e participam em outros espaços das pastorais sociais.
As CEBs fazem parte da Comissão Regional de Pastoral para o Laicato, que tem como referencial na CNBB Nordeste 2 o bispo da Diocese de Palmeira dos Índios (AL), dom Manoel de Oliveira Soares Filho.