A Catedral Metropolitana, em Olinda, foi o cenário de fortes emoções na noite da última segunda-feira, 17/12. Cerca de duas mil pessoas participaram da solenidade de ordenação presbiteral de sete sacerdotes do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e contou com a participação do clero, do bispo auxiliar da arquidiocese, dom Limacêdo Antonio da Silva, do bispo emérito da diocese de Nazaré, dom Severino Batista de França, do abade do Mosteiro de São Bento. Dom Luiz Pedro Soares e dos vigários gerais da arquidiocese, monsenhores Lino Duarte e Luciano José Brito e dos vigários episcopais arquidiocesanos. As paróquias e comunidades que testemunharam o nascimento das vocações religiosas dos diáconos ordenados sacerdotes expressaram todo o seu apoio e gratidão na cerimônia, acompanhando com atenção o definitivo sim dos jovens à Igreja.
Em sua homilia, o metropolita refletiu os ensinamentos de São Pedro, lembrando que Deus escolhe, capacita e envia os seus eleitos. “Que permaneçamos no amor de Deus, que a permanência no amor de Deus seja o esforço de vocês, principalmente nos momentos mais difíceis”, exortou dom Fernando. A assembleia foi acomodada no interior da Sé Metropolitana e na parte externa da catedral, com telões e cadeiras no entorno do espaço. Tudo foi pensado para abrigar com dignidade e conforto os membros da comunidade.
O grupo de neossacerdotes escolheu como lema da ordenação sacerdotal “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos” (Mc, 10,28). O rito da ordenação presbiteral emocionou aos presentes. O reitor do Seminário Arquidiocesano declarou que os diáconos eram dignos de receberem o segundo grau da ordem sacerdotal. Em seguida, o arcebispo fez o interrogatório e rezou com diáconos, impondo-lhes as mãos. Após a imposição das mãos, com o ordenado ainda de joelhos, o arcebispo rezou a oração consecratória. Ao fim da oração, o arcebispo ungiu as mãos de cada um dos novos presbíteros, traçando uma cruz em cada mão. Os novos sacerdotes receberam do arcebispo o cálice e a patena com a hóstia, além da estola e da casula. O rito do sacerdócio ministerial conferido pelo sacramento da ordem foi concluído com a vestição dos neossacerdotes e da declaração do arcebispo, apresentando-os à assembleia. Daquele momento em diante, a solene celebração Eucarística presidida por dom Fernando passou a ser concelebrada pelos sete neossacerdotes: Danilo Rogério Pereira de Vasconcelos, Ivanilson Silva de Araújo, José Vila Nova Brainer Segundo, Renan Maurício da Silva, Renato Matheus Sales de Deus e Melo, Valdenor José do Nascimento e Walter Luiz Barbosa de Lima.
Antes da bênção final, o vice-chanceler da Arquidiocese, padre Augusto César, leu a ata da ordenação e o padre José Vila Nova Segundo proferiu um discurso de agradecimento, em nome dos sete presbíteros recém-ordenados: “Nós estamos em estado de graça, com Deus se fazendo presença no meio de nós. Agradecemos principalmente a Deus, que nos chamou e a obra se iniciou. Que São José, modelo de todas as virtudes, nos adote hoje como seus filhos”, concluiu o representante.
Os diáconos transitórios fizeram a sua formação no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça, sob a orientação do padre João Bosco Costa Lima. Enquanto seminaristas, os jovens concluíram os cursos de Teologia e Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), fizeram estágio pastoral nas paróquias e auxiliaram em serviços nas comissões da Arquidiocese.
Vale salientar que a data escolhida pelos diáconos para a ordenação presbiteral– 17 de dezembro – é especialíssima para o arcebispo dom Fernando Saburido, pois foi neste dia que ele foi ordenado sacerdote pelo saudoso dom Helder Camara, no ano de 1983. E para a igreja Católica mundial, o dia também possui um apelo de unidade na oração, pois se trata do aniversário natalício do papa Francisco.
Confira abaixo a programação das primeiras Missas a serem celebradas pelos novos sacerdotes e seus respectivos lemas sacerdotais:
18/12 (19h30) – Paróquia da Assunção de Maria (Rio Doce/Olinda)
Celebrante: Padre Walter Luiz Barbosa de Lima
“Aquele que vos chamou é fiel”. (1 Ts, 5,24)
19/12 (19h30) – Paróquia de Nossa Senhora do Loreto (Piedade/Jaboatão)
Celebrante: Padre José Vila Nova Brainer Segundo
“In obsequio Iesu Christi”.
20/12 (19h30) – Paróquia de São Lucas (Ouro Preto/Olinda)
Celebrante: Padre Renan Maurício da Silva
“Procurai o caminho seguro”.
21/12 (19h30) – Paróquia Santo Antônio (Torrões/Recife)
Celebrante: Padre Danilo Rogério Pereira de Vasconcelos
“Elevo o cálice da salvação invocando o nome do Senhor” (Sl. 113)
22/12 (19h30) – Paróquia São José da Boa Esperança (Amaraji)
Celebrante: Padre Ivanilson Silva de Araújo
“Sou o que sou pela graça de Deus”. (I Cor, 15, 10)
23/12 (10h) – Igreja de São José (Mandacaru, Gravatá)
Celebrante: Padre Valdenor José do Nascimento
“Como um pastor que apascenta um rebanho”. (Is, 40, 11)
25/12 (17h) – Paróquia de Santo Antão (Vitória de Santo Antão)
Celebrante: Padre Renato Matheus Sales de Deus e Melo
“Em tudo amar e servir com alegria”.
(Pascom Arquidiocese/ fotos: acervo pessoal seminaristas e Drailton Gomes)