A Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, em Muribequinha, no município de Jaboatão dos Guararapes, concluiu mais uma casa para atender aos interessados em tratamento contra a dependência química e alcoolismo. O projeto original contempla um total de três casas: uma está funcionando desde março e já atende 15 homens; a segunda casa foi concluída agora e está pronta para receber mais 15; a terceira está em fase de acabamento.
O tratamento na Fazenda baseia-se no tripé trabalho, vida em comunidade e espiritualidade. Trabalho, como processo pedagógico e fonte de autoestima; vida em comunidade para respeitar o espaço do próximo e valorizar a convivência fraterna; espiritualidade do evangelho, para alimentar a moral e os princípios, sem a imposição de crenças religiosas.
A Fazenda da Esperança acolhe pessoas com idade entre 18 e 59 anos que desejam se libertar das drogas e do álcool. Os procedimentos para se tornar um acolhido na unidade são: contatar a Fazenda da Esperança, querer se tratar, redigir uma carta de próprio punho expressando esta vontade de mudar de vida, fazer exames de saúde e participar de entrevista (triagem).
Para o coordenador da Fazenda da Esperança de Jaboatão, Edson André Gomes, um dos responsáveis pela triagem, o envolvimento da família é fundamental para o êxito do tratamento dos acolhidos. “São permitidas visitas a partir do terceiro mês de tratamento, e a família precisa estar presente, encorajando o tratamento, incentivando, apoiando o acolhido, para que persevere e conclua o período proposto de um ano na Fazenda”, afirmou Edson André. Os familiares ou responsáveis, numa atitude de adesão voluntária, colaboram na aquisição mensal de uma cesta de produtos, fruto do trabalho dos acolhidos. Assim, a Fazenda da Esperança promove o envolvendo da família na recuperação de seu parente, valorizando sua responsabilidade em ser uma pessoa produtiva, fortalecendo os vínculos familiares e preparando o acolhido para a reinserção social. Atualmente, os acolhidos na Fazenda da Esperança confeccionam terços, salgados e biscoitos para auxiliar no seu sustento e no processo de tratamento.
A Fazenda da Esperança está enquadrada nos padrões de Comunidade Terapêutica, conforme a resolução RDC 29 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É importante destacar que a Fazenda da Esperança não se caracteriza como equipamento de saúde, ou seja, não é uma clínica. Logo, não são realizados acolhimentos a pessoas com comprometimentos biológicos e psicológicos de natureza grave (problemas psiquiátricos, psicose, esquizofrenia, entre outros), que exigem atenção médico-hospitalar contínua ou de emergência, casos que deverão ser encaminhados à rede de saúde.
Os interessados em ingressar na Fazenda da Esperança, em Jaboatão, devem redigir uma carta escrita de próprio punho, assinada, manifestando os motivos da sua vontade de buscar vida nova, e enviar para o seguinte endereço: Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique Pereira Neto – Av. Rui Barbosa, 409, Graças – CEP 52100-040 Recife – PE. A carta poderá também ser digitalizada e enviada para o seguinte e-mail: [email protected]
SERVIÇO:
Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique
Rua do Lazer, 306, Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes-PE
Coordenador: Edson André
(81) 99887-0382 / (81) 3271-4270 (de segunda a sexta, das 08h às 13h)
Pascom AOR