Um misto de emoções marcou os dois dias da visita pastoral à paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Maria, em Rio Doce, Olinda. A programação teve início na noite da sexta-feira (09/11), com a acolhida do Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e comitiva, na matriz paroquial. O pároco padre Maurício Florêncio e comunidade receberam com entusiasmo dom Fernando, o vigário episcopal do Vicariato Olinda, Monsenhor José Albérico Bezerra e o coordenador das Pastorais da Arquidiocese, padre Josenildo Tavares.
Após a oração inicial, o metropolita e comunidade rezaram e cantaram juntos. Em seguida, os presentes reuniram-se no salão paroquial para o Encontro com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Foi apresentado um resumo da criação da paróquia e as principais vocações e talentos das pastorais paroquiais. Dom Fernando e o padre Josenildo Tavares pediram aos membros do Conselho para apresentarem quais os maiores desafios enfrentados na paróquia e indicaram alternativas para solucionar problemas. Foi destacado pela comitiva arquidiocesana o trabalho que o Catecumenato desenvolve na paróquia da Assunção de Maria, tido como referência na Arquidiocese. O padre Maurício lembrou que na paróquia o catecumenato está aberto o ano todo para a inscrição de novos membros e que todos são estimulados a fazerem “estágio” nas diversas pastorais da paróquia. Dom Fernando explicou que o objetivo da visita pastoral é acompanhar a caminhada da paróquia e representa um dever canônico do bispo.
No sábado, segundo dia da visita pastoral, o arcebispo apresentou à comunidade paroquial todos os membros das Comissões Arquidiocesanas de Pastorais. Depois, ocorreu a reunião com as Comissões Pastorais.
Fazendo como pede o papa Francisco – uma Igreja missionária – o pároco padre Maurício e dom Fernando visitaram as quatro comunidades que compõem o território da paróquia: Divina Misericórdia (região de transição entre Olinda e Paulista), Nossa Senhora das Graças (IV etapa de Rio Doce), Pôr do Sol e São Paulo Apóstolo.
Na comunidade Pôr do Sol, como não existe capela, as celebrações acontecem na casa da paroquiana Maria, que cedeu parte do sua residência para a implantação da Pastoral da Criança. O ponto de apoio da Pastoral foi inaugurado por dom Fernando e padre Maurício neste sábado, cercado de crianças e moradores da comunidade, na certeza de que os voluntários vão fazer a diferença na saúde da criançada do local.
Também houve espaço para a gratidão na visita pastoral. O arcebispo visitou alguns enfermos da paróquia que contribuíram para a vida paroquial, mas que, devido à idade avançada e problemas de saúde, não se encontram em condições de participar tão ativamente das atividades como antes. O primeiro casal visitado foi dona Rute, de 76 anos e seu Valdeci Almeida, de 88 anos e casados há 50 anos. Depois, a paroquiana dona Lourdes, da Legião de Maria, recebeu a visita de dom Fernando e comitiva, que juntos fizeram orações e conversaram.
Aguardando em clima de expectativa, a idosa Maria Helena, de 93 anos e mãe de doze filhos conduziu dom Fernando ao seu apartamento para uma bênção especial. A mãe e sua filha, Maria da Conceição, ficaram muito felizes com a presença do arcebispo em sua residência. Atendendo a um pedido do pároco, dom Fernando visitou uma das paroquianas pioneiras na construção da matriz da Assunção de Maria, dona Maria dos Prazeres. Bastante fragilizada pela perda recente de um dos seus filhos, a idosa de 85 anos abraçou o arcebispo e foi consolada por ele. Assim como Nossa Senhora, dona Prazeres é conhecida na comunidade como uma mulher forte e estava abalada pela morte de seu filho, atingido por um câncer. Após o abraço, dona Prazeres e dom Fernando rezaram juntos.
No final da tarde, o arcebispo se reuniu na matriz com a juventude que forma os diversos grupos e movimentos na paróquia. Aconteceu um momento especial, pois dom Fernando havia pedido aos jovens que fariam a prova do Enem no domingo, para trazerem as canetas para serem abençoadas. Auxiliado pelo pároco, o arcebispo aspergiu água benta nos jovens que fariam a prova do Enem e suas canetas. Em seguida, um grupo de jovens apresentou uma coreografia e um grupo de músicos tocou a canção Anunciação. Mostrando que quem é de Olinda tem Frevo no pé, o grupo musical dirigiu-se ao pátio da matriz e puxou diversos Frevos, envolvendo os fiéis e pároco em um ritmo de alegre confraternização.
A visita pastoral foi concluída com a celebração da Santa Missa, presidida por dom Fernando e concelebrada pelo pároco padre Maurício e pelo Monsenhor José Albérico. O pároco agradeceu ao pastor a visita mencionou que a visita lança um olhar afetivo e efetivo sobre a paróquia, apontando sugestões para corrigir fraternalmente a caminhada paroquial. A próxima visita pastoral será a última de 2018 e vai contemplar a paróquia de São Paulo Apóstolo, em Piracicaba, Jardim São Paulo, Recife.
(Pascom Arquidiocese)