A Arquidiocese de Maceió vivencia até sábado (5) o Tríduo Eucarístico em preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). A programação, que envolve as 60 paróquias, os santuários e seminários da Igreja alagoana, oferece momentos de formação, celebração da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e vigília.
O 18º CEN será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o Regional Nordeste 2 da CNBB (CNBB NE2), de 11 a 15 deste mês. O tema do encontro é “Pão em todas mesas” o mesmo que norteia o tríduo promovido pela Arquidiocese de Maceió.
“O Congresso Eucarístico Nacional se aproxima e toda a Igreja no Brasil estará representada. Devemos fazer deste tríduo nossa oferta de amor a Jesus Eucarístico, nosso bem mais precioso”, afirmou o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.
A reflexão em torno do subtema “Igreja, uma assembleia eucarística” marcou esta quinta-feira (3). Também nesse primeiro dia do tríduo, o clero, religiosos e religiosas, e leigos e leigas participaram da Hora Santa e da Celebração Eucarística em suas comunidades.
Para esta sexta-feira (4) o tema secundário escolhido para estudo de aprofundamento será “A dimensão social da Eucaristia”. Os momentos de reflexão também culminarão com a recitação da Hora Santa e da celebração da Missa.
“A partir de Jesus na Eucaristia desdobra-se a missão da Igreja, socorro ao mais necessitado e o compromisso de evangelização. Serão três dias de vivência, de estudo e de adoração ao Santíssimo Sacramento”, disse padre Elison Silva, coordenador do Tríduo Eucarístico.
Vigília
O encerramento do Tríduo Eucarístico começa neste sábado (5) com a Vigília Eucarística que será vivenciada simultaneamente em algumas paróquias da Arquidiocese de Maceió. A expectativa é de que esse momento tenha início por volta das 20h e termina à 5h do domingo (6).
Na capital alagoana, a vigília será precedida de uma procissão luminosa partindo da Igreja São Gonçalo em direção à Capela do Colégio Santíssimo Sacramento, na área central da cidade. No ginásio da escola, a vigília terá início com a entronização da Palavra realizada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Durante a noite e madrugada representante dos setores que formam a arquidiocese se revezarão em momentos de Leitura Orante da Palavra de Deus, pregações, celebração do Pão Partido e do Lava-pés, recitação do Santo Terço e a renovação da Missão dos Serviços e Ministérios.
A Vigília Eucarística será encerrada, às 5h da manhã do domingo com a Bênção do Santíssimo Sacramento, Santa Missa e café da manhã.
Com informações e fotos da Pascom Maceió