A Diocese de Floresta (PE) promove, nesta terça-feira (13), a edição local da 6ª Semana Social Brasileira. O seminário virtual debaterá o tema “Mutirão pela Vida: Terra, Teto e Trabalho”, das 8h30 às 11h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Pastoral da Comunicação diocesana, no YouTube.
Participam da live, lideranças religiosas como o bispo diocesano, dom Gabriel Marchesi, e o bispo auxiliar de Olinda e Recife, e presidente da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2, dom Limacêdo Antonio da Silva. Também confirmaram presença o articulador das Pastorais Sociais no Regional, diácono Jaime Bomfim, e a integrante do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Maria da Guia.
No âmbito da sociedade civil e dos movimentos sociais, a 6ª Semana Social Brasileira, na Diocese de Floresta, contará com a presença do cacique Waldemir Pipipã e da liderança do Assentamento Serra Negra, Manoel Bernardo.
Semana Social Brasileira
A 6ª Semana Social Brasileira (SSB) foi aprovada na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019, e se insere num processo amplo de colaboração para a transformação da sociedade com as pastorais sociais, movimentos populares, organizações sociais e igrejas.
A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas relevantes do país e traça perspectivas para o presente e futuro, a partir da Doutrina Social da Igreja Católica.
A iniciativa é inspirada pelos diálogos do papa Francisco com os movimentos populares na luta por Terra, Teto e Trabalho. As ações visam discutir, entender e sugerir soluções para questões sociais, em especial, dos setores excluídos e marginalizados pela sociedade, a partir dos eixos democracia, soberania e economia.
A 6ªSSB, que, inicialmente planejou as ações presenciais entre 2020 e 2022, amplia os processos dos “Mutirões pela Vida” até 2023, devido à crise gerada pela pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus e outros aspectos sociopolíticos, implicou nos processos de metodologia e dinâmica de formações propostas pela 6ªSSB no tema, Mutirão pela Vida: Terra, Teto e Trabalho; assim como nos eixos estruturais: Economia, Democracia e Soberania.
Neste sentido a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2 e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), em parceria com a Cáritas Regional NE2 e Misereor, estão motivando nas dioceses e arquidioceses seminários e rodas de conversa alusivas a 6ª Semana Social Brasileira.