A Diocese de Nazaré (PE), por meio da Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, realizou a entrega de 200 cartões de alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação faz parte da campanha Compra Solidária do grupo Carrefour Brasil em parceria com o Centro de Excelência contra a fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP, sigla em inglês), braço da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em cada cartão doado foi disponibilizado um crédito de R$100 para a compra de alimentos em qualquer rede de supermercados. Essa iniciativa, que marca a segunda fase da campanha Compra Solidária, beneficiou famílias de quatro cidades da zona da mata norte de Pernambuco.
“Com este valor, eu vou poder comprar alimento para as minhas crianças”, comemorou a jovem Viviane, moradora do Sítio Salvador, zona rual do município de Vertente do Lério.
A campanha Compra Solidária, iniciada em setembro, arrecadou mais de R$1,6 milhão por meio de doações de pessoas físicas e empresas. Esse valor foi dobrado, depois, pelo grupo Carrefour e utilizado para a aquisição de cestas básicas e de cartões de alimentação. Os donativos são entregues aos que mais necessitam graças a parcerias com entidades como a Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, que é responsável pela Cáritas Diocesana de Nazaré.
“Realizar ações como essas é viver o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’. No ato da entrega, foi possível constatar que várias famílias não tinham o que comer naquele dia, e com o recebimento do vale alimentação seria possível melhorar a situação, mesmo que por alguns dias. Algumas pessoas, bastante agradecidas e emocionadas, já saíram do local direto para o supermercado”, afirmou o presidente da Fundação Monsenhor Petronilo, Severino Ramos da Silva.
Sobre a Compra Solidária
Na primeira fase da campanha Compra Solidária, as entidades parceiras do WFP (Ação da Cidadania, Cáritas, Diaconia e Fundação Amazônia Sustentável) distribuíram 6.000 cartões em 12 estados e no Distrito Federal, beneficiando cerca de 26.800 pessoas. Nesta segunda fase, 9.938 cartões estão sendo distribuídos pelas quatro organizações. Serão atendidos aproximadamente 44 mil pessoas.