O bispo da Diocese de Caruaru (PE), dom José Ruy Gonçalves Lopes, é o mais novo cidadão pernambucano. O prelado recebeu o título nesta quarta-feira (5) durante reunião solene da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife.
Baiano de nascimento, dom José Ruy está à frente da Diocese de Caruaru desde setembro do ano passado. Apesar do pouco tempo de pastoreio, o bispo teve o reconhecimento do seu trabalho pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), autor da proposição, e confirmado pelos demais parlamentares que aprovaram a honraria.
“A vinda de dom Ruy para a nossa região é sem dúvidas uma grande oportunidade para renovarmos a nossa fé. Em sua primeira homilia, o reverendo já demonstrou toda a sua humildade, preocupação com os mais pobres e o comprometimento com uma Igreja que esteja cada vez mais próxima do povo”, afirmou o deputado.
Diante de autoridades civis, membros do clero de Caruaru e amigos que foram prestigiar o evento, dom Ruy agradeceu o título e, como legítimo sucessor dos apóstolos, exortou os presentes a viver a imortalidade ao lado de Deus.
“A condecoração não significa a perfeição em quem a recebe, significa a generosidade em quem a dá. É aliança selada. Compromete as duas partes. Em ambas as partes o mesmo ideal, o mesmo fim almejado: fazer na cidade grande um povo ainda maior. Não basta que Pernambuco seja imortal, é preciso que o povo tenha paz constante e prosperidade completa, que descubra que tendo uma alma imortal, não podem se lançar no precipício do pecado”, declarou.
Dom Ruy recebeu o diploma de cidadão pernambucano, uma bandeira do Estado e a imagem de frei Damião de presente.
Histórico
Dom José Ruy Gonçalves Lopes nasceu em Feira de Santana (BA) no dia 6 de agosto de 1967, quando ali mesmo, aos 17, ingressou no seminário da mesma Ordem de frei Damião, Padre Pio de Pietrecilna, São Felix e tantos outros. É frade da Ordem dos Menores Capuchinhos e sacerdote há 25 anos.
Graduou-se em teologia pela Universidade Católica do Salvador (1988 a 1993) e concluiu pós-graduação em teologia moral pela Faculdade Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007-2008).
Em 4 de julho de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo diocesano de Jequié (BA) e recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de setembro do mesmo ano, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, tendo como sagrante principal o bispo de Salgueiro (PE), dom Magnus Henrique Lopes.
Até o dia 10 de julho de 2019 foi bispo da diocese baiana, e em 21 de setembro de 2019 foi empossado 5o bispo da Diocese de Caruaru.