Via Sacra do Vicariato Boa Viagem mobiliza milhares de fiéis

Na noite da sexta-feira, 23/03, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou da Via Sacra do Vicariato Boa Viagem, realizada na Lagoa do Araçá, bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife. Esta foi a quarta edição do evento que retrata os últimos momentos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, antes da sua gloriosa ressurreição. Cada uma das 15 estações da Via Sacra foi encenada e teve o cenário montado com o apoio das paróquias e comunidades que formam o Vicariato Boa Viagem. No palco principal, o arcebispo metropolitano foi recebido pelo vigário episcopal do Vicariato Boa Viagem, frei Joaquim Luz. Dom Fernando rezou junto com os fiéis e explicou o significado do período quaresmal, tempo de penitência e de piedade para os católicos. Milhares de fiéis, além dos moradores do entorno da Lagoa do Araçá, acompanharam a dramatização do sofrimento de Jesus Cristo.

Ao longo do trajeto da Via Sacra, o frei Joaquim Luz e dom Fernando revezaram-se conduzindo as orações e cânticos piedosos. O vigário episcopal rezou pelos policiais que fazem a guarda da Lagoa do Araçá, pelos moradores, pelos paroquianos e especialmente por todos aqueles que são vítimas da violência, como a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada no dia 14/03. Na terceira estação da Via Sacra, que retrata quando Jesus cai pela primeira vez, o monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, recebeu o Jesus sendo açoitado pelos centuriões.   Uma das estações da Via Sacra que mais emocionou os fiéis foi a da descida de Jesus Cristo da Cruz, quando os centuriões entregaram o corpo de Jesus Cristo morto, a Nossa Senhora.

Paroquianos da paróquia de Nossa Senhora da Fátima, Ana D’Arc trouxe o seu filho, Eduardo Augusto, para acompanhar a Via Sacra. “Todo ano eu venho e é muito emocionante ver como Jesus sofreu por nós e como ele nos ama”, declarou. De acordo com os organizadores da Via Sacra do Vicariato Boa Viagem, participaram do evento mais de três mil pessoas. “Mais de trinta jovens das paróquias do Vicariato envolveram-se nas encenações da Via Sacra e tivemos o apoio da prefeitura do Recife, do vereador Aerto Luna e de muitos voluntários que tornaram possível esta apresentação”, conta Wesley Estévão, voluntário e paroquiano da paróquia de Fátima, em Boa Viagem.

 

A ressurreição de Cristo foi apresentada sob clima de grande expectativa, em frente ao palco principal. Com efeitos especiais de iluminação e som, um jovem representando Jesus Cristo Ressuscitado surgiu, elevado ao céu e recebeu do público entusiasmados aplausos.

 

 

Para encerrar a Via Sacra do Vicariato Boa Viagem, no palco oposto, o frei  Joaquim Luz lembrou que é necessário cada pessoa promover a cultura da Paz, como propõe a campanha da Fraternidade de 2018. Selando o evento com votos de paz e harmonia, dom Fernando Saburido recebeu do vicariato uma pomba branca, para soltar entre os fiéis. O animalzinho não voou como esperado e pousou no braço do arcebispo. Em seguida, dom Fernando lançou a pomba e ela voou sobre o público presente, para contentamento de todos. Por último, o frei Joaquim agradeceu a todos os voluntários, paroquianos e parceiros que tanto se doaram organizando o belo espetáculo da encenação da Via Sacra do Vicariato Boa Viagem.

 

 

 

 

(Pascom Arquidiocese)

Fonte : http://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/03/via-sacra-do-vicariato-boa-viagem-mobiliza-milhares-de-fieis/

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo