A coordenação regional do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV/PV) da CNBB Nordeste 2 anunciou a ampliação da equipe. Passam a fazer parte do grupo a irmã Débora Monteiro, representante da Província Eclesiástica de Olinda e Recife (PE), e o padre Rodrigo Ubaldo, da Província Eclesiástica de Natal (RN).
Os dois novos integrantes da coordenação se juntam ao coordenador, padre Márcio José, da Província Eclesiástica da Paraíba (PB), e ao vice-coordenador, o seminarista Leandro Lira, que representa a Província Eclesiástica de Maceió (AL).
Os novos membros da coordenação do SAV/PV foram escolhidos pelos representantes das dioceses de suas respectivas províncias, durante o encontro realizado nos dias 29 e 30 de maio, em João Pessoa (PB). A expectativa é que a nova configuração possibilite uma maior articulação do SAV/PV no Regional, que tem como referencial o bispo de Caicó (RN), dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC.
Avaliação da caminhada
Além de reorganizar a equipe responsável pela articulação do SAV/PV no território da CNBB Nordeste 2, coordenadores diocesanos de 14 igrejas particulares se reuniram para partilhar os desafios e os avanços a partir de suas realidades. O encontro foi inspirado pelo 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que vivencia o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).
Em comum, as dioceses têm desenvolvido ações com base no Ano Vocacional como a elaboração de subsídios próprios, a realização de despertar vocacionais, a prática da oração vocacional nas paróquias e a promoção de romarias, novenas e simpósios. Quanto aos desafios, os coordenadores destacaram a implantação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs) e a importância de diretrizes comuns aos grupos.
De acordo com a coordenação regional do SAV/PV, a equipe nacional responsável pelo serviço na CNBB está concluindo subsídios práticos com orientações básicas para a implantação das EVP’s. O grupo também reforçou os cuidados com a juventude e a necessidade de os coordenadores diocesanos trabalharem na construção de uma verdadeira cultura vocacional.
“O diferencial consiste justamente no fazer com prazer, fazer com o coração aberto, alegre, abandonados nas mãos do Pai”, afirmou dom Antônio Carlos ao parabenizar os coordenadores pelo empenho na articulação das vivências no Ano Vocacional.
Estudo dirigido
Após dividirem as experiências da caminhada, os responsáveis pelo SAV/PV das dioceses participaram de um estudo dirigido sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2023 “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 13-15). O momento foi conduzido por dom Antônio Carlos, que incluiu na reflexão a importância do atual Sínodo que exorta a “caminharmos juntos também na dinâmica vocacional”.
A partir do texto do Pontífice, o dom Antônio Carlos destacou a necessidade de refletir sobre as fragilidades da vocação, que exige de cada vocacionado a capacidade de resignificar a própria vida extraindo das frustrações o ponto de partida para a caminhada. O religioso ainda ressaltou a teologia da Eucaristia, a busca constante por uma maior intimidade com a palavra de Deus e a prática da leitura orante, tal qual a experiência dos discípulos de Emaús.
O Encontro Regional do SAV/PV da CNBB Nordeste 2 também teve em sua programação momentos de oração e duas Celebrações Eucarísticas, uma presidida por dom Antônio Carlos e a outra pelo arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
O próximo Encontro Regional do SAV/PV está marcado para os dias 8 e 9 de novembro, em Garanhuns (PE).