Sentido da vida deve ser o foco do Regional este ano, diz dom Paulo

O presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson, defende que o resgate do sentido da vida seja o principal tema trabalhado este ano pelas igrejas do Regional. Segundo o bispo, evitar a automutilação e o suicídio é uma resposta urgente ao chamado da Campanha da Fraternidade (CF) 2020.

Lançada pela Igreja na Quarta-feira de Cinzas (26), a CF deste ano tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”.

“Em visitas pastorais temos encontrado cada vez mais jovens se picotando ou que tentaram suicídio. É a perda do sentido da vida que muitas vezes provém de famílias fragmentadas e relacionamentos conflituosos”, afirmou o religioso, que também é o referencial para as campanhas na CNBB NE2 e bispo de Garanhuns (PE).

Ainda de acordo com dom Paulo, esses episódios graves revelam “o grito surdo” de pedido de ajuda: “Se picotando ou se automutilando, essas pessoas estão dizendo para os seus pais, educadores, líderes religiosos e lideranças políticas ‘olhem para nós, vejam a nossa situação’”.

Abertura da CF

A sugestão do prelado foi dada em coletiva de imprensa na sexta-feira (28), durante a abertura regional da CF, em Maceió. O evento contou com a participação dos bispos titulares e eméritos da CNBB NE2, além de religiosos, diáconos, seminaristas e fiéis leigos da arquidiocese alagoana.

A programação do encontro regional ocorreu em dois momentos. No primeiro, no auditório da Colégio Santa Madalena Sofia – Unidade 2, mais de 300 pessoas conheceram a situação dos moradores do bairro do Pinheiro que sofrem com o afundamento do solo na região.

Também foi apresentado o trabalho da Federação Recriar, entidade que reúne as comunidades terapêuticas alagoanas responsáveis pela assistência a dependentes químicos desde o tratamento até a reinserção social. Em outro momento, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”.

A abertura regional da CF2020 foi concluída com a celebração da Santa Missa na Catedral Metropolitana de Maceió.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo