A um mês da ordenação diaconal, cinco seminaristas da Diocese de Campina Grande (PB) concluíram nesta quinta-feira (4) o retiro em preparação para receber o 1º grau do Sacramento da Ordem. O encontro realizado na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife, foi conduzido pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Durante quatro dias, os seminaristas vivenciaram uma programação intensa tanto relacionada à espiritualidade com momentos dedicados à Oração da Liturgia das Horas, meditação do Terço Mariano e Celebrações Eucarísticas, quanto à formação com palestras. Dom Fernando conduziu o retiro a partir das Sete Cartas do Apocalipse (Ap. 2 e 3).
“Aprofundamos os temas das sete Cartas do Apocalipse às igrejas e vimos, sobretudo, a questão desses escritos em função do ministério diaconal, mas também presbiteral. Insistimos muito em mostrar que o diaconato é serviço, e não deixamos de ser diáconos quando termina esse período e assumimos a ordenação presbiteral. Devemos seguir com esse espírito de serviço e com atenção especial para as pessoas mais pobres, mais carentes”, afirmou dom Fernando.
Além do serviço aos irmãos e irmãs, especialmente aqueles mais necessitados, dom Fernando destacou em suas pregações que os futuros diáconos zelar pela fidelidade e observância às leis da Igreja. “Deixei muito claro nas reflexões a importância da fidelidade ao Papa, ao bispo e a obediência a tudo que a Igreja pedir a eles daqui para frente. Tudo isso, claro sem desprezar a vida espiritual que é fundamental”, acrescentou.
Para o seminarista Humberto Carneiro participar do retiro foi uma ocasião de alegria, mas também de muita expectativa visto que esse foi um período de preparação para um momento que irá marcar a vida de todos que foram escolhidos para a missão do sacerdócio.
“Dom Fernando nos conduziu nesse sentido de lembrar sempre que devemos retomar o amor de Deus, o primeiro amor na nossa vida e conduzir a nossa caminhada, a nossa história a partir disso. Foram dias muito especiais e acredito que vai ficar na mente e no coração da gente até o dia que nos encontrarmos com o nosso Senhor”, declarou.
Além de Humberto, serão ordenados diáconos no dia 5 de agosto, Adriel Falcão, Israel Pedro, José Roberto e Lucas Pereira. “O coração fica um pouco ansioso, mas muito esperançoso. A gente já está olhando para frente para o presbiterado, mas não como uma glória, como serviço, que é para isso que a gente se consagra, para o serviço”, disse Humberto.