A CNBB Nordeste 2 passou a integrar a coordenação nacional do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise). O seminarista Guilherme Farias da Silva, da Diocese de Pesqueira (PE), foi eleito para o cargo de secretário nacional do Comise, na assembleia extraordinária realizada durante a XII Formação Missionária de Seminaristas Nacional (Formise).
Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema do 3º Ano Vocacional do Brasil “Corações ardentes; pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Formise também contou com a participação dos seminaristas Weverton de Castro Mauricio, da Arquidiocese da Paraíba e coordenador do Comise NE 2; e Rafael Vitor de Sousa Soares, da Diocese de Patos (PB).
O encontro, promovido em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e em comunhão com a CNBB, aconteceu de 27 a 30 de julho, na Diocese de Jundiaí (SP).
Corresponsáveis com a missão de Cristo
O XII Formise com o apoio das Pontifícia Obras Missionárias (POM), da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) e em comunhão com a CNBB, utilizou a metodologia do “ver, julgar e agir”. Por meio de conferências, o encontro buscou auxiliar a formação missionária dos seminaristas tratando de temas relevantes para todo e qualquer discípulo missionário de Jesus Cristo.
As palestras discutiram desde a temática do 3º Ano Vocacional do Brasil até a perspectiva missionária em meio as pessoas em situação de rua, periferias existências da vida humana, passando pela discussão sobre a responsabilidade das Igrejas locais e dos presbíteros pela missão universal. Os seminaristas também tiveram formação sobre a organização dos Comises, sua história e trajetória e sobre a Osib.
Para Weverton de Castro, a formação e o tema propiciaram um ambiente de corresponsabilidade para com a missão da Igreja, que é a missão de Cristo. “Somos consagrados, todos os batizados, e mais ainda nós, futuros ordenados, para a Igreja Universal, somos corresponsáveis de levar a mensagem de Cristo dando nossa própria contribuição pessoal, pois somos o maior instrumento de evangelização do Cristo”, afirmou o coordenador do Comise NE 2.
Além do bispo da Diocese de Jundiaí, dom Arnaldo Cavalheiro Neto, o XII Formise contou com a presenta de dom Vicente Costa, bispo emérito de Jundiaí; dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB; dom Maurício da Silva Jardim, bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.
Também participaram, dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo de Cachoeiro do Itapemirim (ES), e Arcebispo ad personam, membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB; dom Júlio Endi Akamine, SAC, arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba (SP) e presidente do Regional Sul 1 da CNBB; irmã Regina da Costa Pedro, PIME, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias; padre Antônio Niemiec, CSsR., secretário nacional da Pontifícia União Missionária; padre Vagner João Pacheco de Moraes, do clero da Diocese de Osasco (SP), e presidente da Osib; dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP), e padre Júlio Lancellotti, do clero da Arquidiocese de São Paulo (SP).
Com informações da POM
Fotos: Comise NE 2