No decorrer da manhã deste sábado, 26/01/19, o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, acolheu mais de duzentos inscritos no Seminário “Fraternidade e Políticas Públicas – Uma Visão Global”, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral (CAP) de Animação Bíblica. O evento foi direcionado prioritariamente a catequistas, coordenadores de pastorais, clero, diáconos e seminaristas. Para o presidente da CAP Animação Bíblica, Adelson Sobral, a expectativa é que, partir do aprofundamento do tema da CF 2019, os fiéis leigos possam participar dos diversos conselhos existentes (em níveis municipal, estadual e federal) em que se discutem as políticas públicas, oferecendo um olhar mais cristão às ações.
Como se sabe, a Campanha da Fraternidade será discutida e vivida mais intensamente no período da Quaresma, que tem início na Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, e vai até o domingo 21 de abril, quando a Igreja celebra a Páscoa de Jesus Cristo. O tema da CF 2019, escolhido pelos bispos brasileiros ainda no ano de 2017, a partir de sugestões vindas de organizações sociais, governos e de organismos da própria Igreja, vai refletir sobre o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. Com esta campanha, a Igreja pretende estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.
O ciclo de palestras teve início com a apresentação da socióloga e economista profa. Tânia Bacelar, que utilizando o método “Ver”, apresentou o olhar científico sobre as Políticas Públicas. A economista transitou pelos cenários econômicos e políticos brasileiro e mundial e explicou os desafios que permeiam a realidade brasileira, marcada pela desigualdade social, especialmente no Nordeste. Segundo explicou a pesquisadora, infelizmente a esfera financeira (mercado especulativo) ganhou protagonismo e isto faz com que a esfera produtiva (geração de emprego, onde o ser humano se insere) fique enfraquecida nesta “tensão” de poderes. Como grande desafio no cenário econômico e político atual brasileiro, Bacelar apontou que a solução para a crise pode estar na melhora da arrecadação fiscal, proporcionando o financiamento de políticas públicas.
A segunda palestra do evento empregou o método “Julgar” e foi apresentada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, que discorreu sobre a Realidade e Desafios Pastorais. Citando trechos da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, dom Limacêdo lembrou ao público que há muito que se aprender com os ensinamentos do papa Francisco: “Irmãos, é importante não ter medo de nos aproximarmos e tocarmos as feridas do nosso povo, que são também as nossas feridas”. O bispo auxiliar apresentou também algumas iniciativas que a CAP para a Ação Social Transformadora (anteriormente chamada de Pastorais Sociais) vem adotando, para melhor se aproximar da realidade chagada do povo de Deus e da sociedade contemporânea, tão marcada pela exclusão social. Sistematicamente dom Limacêdo tem visitado cooperativas de catadores de material reciclado no território arquidiocesano para traçar um diagnóstico e encontrar a melhor maneira de a Igreja colaborar para o diálogo com os diversos atores sociais envolvidos no processo. Em parceira com a Pastoral Carcerária, dom Limacêdo também vem conhecendo e visitando os presídios do Recife e Região Metropolitana e procura estudar maneiras de a Igreja estar melhor inserida nesta realidade tão estigmatizada socialmente.
A terceira palestra abordou o método “Agir”, sob a perspectiva de “uma Igreja em Saída”, ministrada pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastorais, padre Josenildo Tavares. O sacerdote iniciou sua fala relatando os escritos de dom Helder Camara nos anos 1980: “Por quê a CNBB criou a Campanha da Fraternidade? Foi para, no tempo da Quaresma pensarmos os nossos pecados sociais”. Conforme demonstrou o padre Josenildo, décadas se passaram, regimes de governo mudaram, o século virou, porém, os desafios de superar a pobreza e a miséria gerada pela desigualdade social permanecem.
Com base nas informações e reflexões propostas pelo seminário, o tema da Campanha da Fraternidade será discutido nos vicariatos e paróquias da Arquidiocese já a partir de fevereiro. Durante o ano, o tema da CF será levado aos vários conselhos municipais que discutem políticas públicas, como os conselhos Tutelar, de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Direitos da Pessoa com Deficiência, de Direitos da Mulher e outros. Para Adelson Sobral, “é preciso que cristãos engajados, leigos e leigas, tenham um envolvimento mais efetivo na discussão dessas políticas públicas, para que tenhamos um olhar e um agir mais pastorais nas ações implementadas e na destinação dos recursos para as áreas mais afetadas pela pobreza e pela falta de investimentos dos órgãos municipais, estaduais e federais”. O presidente da CAP Animação Bíblica avaliou a realização do Seminário como positiva e sinalizou que pretende organizar este tipo de formação anualmente, no último sábado de janeiro, antes do lançamento da Campanha da Fraternidade, como um investimento concreto na formação dos agentes de pastoral, coordenadores de pastorais, catequistas e clero arquidiocesano.
No âmbito da Arquidiocese de Olinda e Recife, muitos serão os eventos para promover a Campanha da Fraternidade, organizados nas paróquias e comunidades. Conforme adiantou o Coordenador Arquidiocesano de Pastorais, padre Josenildo Tavares, o lançamento do CF 2019 acontecerá em 06/03 (16h), na Rua da Conceição, bairro da Boa Vista, em frente à igreja de Santa Cecília. O lançamento contará também com a participação especial da Pastoral do Povo de Rua, celebração Eucarística e apresentação do Coral do Movimento Pró-Criança.
É importante salientar que o texto-base, CD, cartazes, camisetas e outros produtos da Campanha da Fraternidade 2019 estão à venda nas livrarias católicas da cidade, como a Paulinas, que fica na Rua da Palma (esquina da Rua Frei Caneca), 59, no centro do Recife. Parte do material está também disponível no link “Materiais” do endereço eletrônico edicoescnbb.blog que traz cifras e partituras das músicas da Campanha, slide para data show e o vídeo do hino da CF 2019.
(Pascom AOR)