A Arquidiocese da Paraíba realizou a 260ª Romaria de Nossa Senhora da Penha neste último fim de semana. O evento reuniu milhares de fiéis que percorreram 14 quilômetros na cidade de João Pessoa, entre a noite do sábado (25) e a madrugada do domingo (26). No percurso momentos de oração, louvor e muitas demonstrações de fé à Virgem Maria.
Antes do início da romaria, os devotos já rendiam homenagens à Nossa Senhora da Penha com uma carreata saindo do santuário até a Igreja de Lourdes conduzindo a imagem da santa, no fim da tarde do sábado. No local, o arcebispo da Paraíba, dom Delson Manoel Pedreira da Cruz, deu início ao cortejo com a bênção de envio dos romeiros.
“Queremos caminhar com Maria, fazendo a experiência de discípulos e discípulas do seu filho Jesus. Seguindo a Jesus, com certeza, estaremos sempre no bom caminho, transformando o nosso coração, nossa mente e nosso ser. Assim, seremos construtores de uma nova humanidade, de um mundo novo, de justiça, de paz, onde será possível experimentar o perdão, o amor e a partilha do pão”, afirmou o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, monsenhor Nereudo Freire.
No alvorecer do domingo, os fiéis participaram da missa campal que marcou o encerramento da romaria. Dom Manoel Delson, presidente da celebração destacou a solidariedade e a partilha como manifestações concretas da fé cristã.
“Recebemos tudo de Deus, tudo é dom, tudo é dádiva e devemos retribuir compartilhando com nossos irmãos que precisam. Quando fazemos isso, entendemos que a palavra de Deus está agindo em nossa vida, que o Espírito Santo está trabalhando em nosso coração. E esta é a missão dos batizados, dos leigos e leigas e de toda a comunidade cristã”, declarou o arcebispo.
A Celebração Eucarística também marcou a conclusão da Festa da Penha 2023, que movimentou a Igreja na Paraíba desde o dia 18 de novembro.
Com informações e fotos da Pascom PB