O Regional Nordeste 2 acolhe, nesta quarta-feira (1º), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. O relicário com ossos da “padroeira das missões” passará por Natal (RN), Bananeiras (PB), Conde (PB), Recife (PE), Camaragibe (PE), Maceió (AL) e Marechal Deodoro (AL).
Esta quarta peregrinação das relíquias no Brasil, que começou em fevereiro, faz parte das comemorações dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha, celebrados em janeiro do ano passado. O evento também marca no país os 100 anos de canonização da freira carmelita, que serão festejados em 2025.
Ao todo, o relicário, que pesa 150 quilos, vai percorrer 70 cidades brasileiras até setembro deste ano.
Acolhida
Primeira Igreja local a receber as relíquias, a Arquidiocese de Natal preparou uma programação especial que inclui momentos de oração, atendimento de confissões e celebrações de missas. De acordo com o roteiro, a urna sacra será acolhida no Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, às 10h.
Ao meio-dia, o arcebispo de Natal, dom João Cardoso, preside a Santa Missa em Ação de Graças com transmissão ao vivo pelas redes sociais da arquidiocese.
Na sexta-feira (3), às 8h, as relíquias serão conduzidas para a Catedral Metropolitana de Natal, e, às 15h, visitarão a Igreja de Santa Teresinha, no Tirol, retornando, em seguida, para o carmelo.
No domingo (5), às 8h, acontece a Celebração Eucarística de encerramento da programa, também presidida por dom João Cardoso.
Esta será a segunda vez que o relicário contendo o fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha do Menino Jesus visitarão a Arquidiocese de Natal.
Confira o calendário da peregrinação na CNBB NE 2
1º a 05/05 – Natal (RN)
05 a 07/05 – Bananeiras (PB)
08 a 11/05 – Conde (PB)
12 a 17/05 – Recife e Camaragibe (PE)
18 a 23/05 – Maceió e Marechal Deodoro (AL)
Santa Teresinha de Lisieux
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Com a autorização do Papa Leão XIII, ela pode entrar no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, na França, aos 15 anos de idade.
Padroeira das missões sem nunca ter saído do carmelo, Santa Teresinha dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Ela foi beatificada, em 1923, e canonizada pelo Papa Pio XI, em 1925.
Com informações da Pascom Natal
Fotos: Divulgação