Os 18 bispos referenciais da juventude nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos no Centro Cultural Missionário, em Brasília, na última semana. Na ocasião, discutiram os encaminhamentos das ações pastorais em curso no âmbito da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.
Esta que foi a 16ª reunião da Comissão teve como objetivo partilhar a caminhada de cada regional no acompanhamento pastoral dos jovens, como encaminhamentos do projeto IDE, que vigorará até 2020, a partir das linhas missão; capacitação; estruturas de acompanhamento; ecologia e políticas públicas.
Outro tema abordado foi a ampliação da compreensão dos cursos de formação de lideranças, assessores e acompanhantes de jovens da CNBB. Foram lançados os livros “Capacitação de Liderança e coordenadores de grupos de jovens”, “Capacitação de Acompanhantes de adolescentes e jovens” e “Capacitação de Assessores de grupos jovens”, que estarão disponíveis para os alunos das formações.
Os bispos e padres presentes na reunião também discutiram sobre os encaminhamentos de preparação para o Sínodo dos Bispos deste ano, cujo tema é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O encontro discutiu também a preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2019, que será realizada no Panamá. O grupo tratou ainda do calendário nacional de atividades e partilhou a preparação da Romaria Nacional da Juventude, marcada para o dia 21 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Esta edição terá como tema “Maria: modelo de jovem leigo e leiga”.
Com informações do site da CNBB